Como funciona o Share Play no PlayStation 4 [Compartilhar Jogos]

Já pensou em pedir ajuda a um amigo para passar aquela parte difícil? O Share Play funciona como se o amigo estivesse do seu lado

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
DualShock do PS4

O Share Play do PlayStation 4 funciona como um “sofá virtual” que permite transmitir o jogo para um amigo, para que ele ou os dois joguem juntos e remotamente. No entanto, o recurso tem algumas limitações e exige uma assinatura da PlayStation Plus, para ativar as funcionalidades online do PS4.

Como funciona o Share Play

Share Play é um dos recursos online do PlayStation 4 e que permite transmitir partidas para amigos da PlayStation Network (PSN), de qualquer lugar do mundo, sem que a outra pessoa tenha o jogo. É como se o colega estivesse no mesmo sofá — pense numa videochamada, mas com gameplay. Há duas possibilidades:

  • Deixar que o amigo assuma o controle:
    Nesse modo, quem hospeda o jogo permanece como espectador e o amigo do outro lado é quem joga;
  • Jogar juntos:
    Modo em que os dois jogam, o amigo assumindo a posição de controle dois em um multiplayer local (o game precisa ter suporte ao multiplayer local).

O Share Play é interessante também para permitir que um amigo experimente um jogo antes de comprá-lo. Para saber se a sensação da gameplay é diferente dos vídeos de outras pessoas jogando no YouTube.

Não é sempre que dá para reunir-se com alguém pessoalmente para jogar. Especialmente se o amigo mora em outra cidade, estado ou mesmo país. O Share Play ajuda nessas situações.

Mas, como esperado, há algumas limitações. Veja a seguir.

Quais são as regras de uso do Share Play

No primeiro modo, em que o jogador passará o controle do jogo para um amigo, só é necessária a assinatura da PS Plus por quem hospeda a gameplay — quem está configurando o Share Play. Para o caso dos dois jogarem juntos, é necessário que ambos tenham a assinatura ativa.

O jogo compartilhado deve estar disponível na loja de ambos os jogadores, para o caso de terem uma conta em regiões diferentes. Apenas quem hospeda o Share Play precisa ter uma cópia do jogo comprada.

Share Play do PS4 funciona como se o amigo estivesse do seu lado

Cada sessão do Share Play pode durar até 60 minutos com apenas uma pessoa convidada. Então, nada de deixar os amigos jogarem um jogo inteiro sem uma cópia (a não ser que crie novas sessões assim que uma acabar). Não daria para aproveitar A Way Out apenas compartilhando a sessão, para jogar localmente.

Os troféus adquiridos pelo amigo que assumiu o controle não são salvos. Então a platina deve partir do próprio dono do jogo.

Como ativar e compartilhar jogos

  1. Na tela inicial, selecione o jogo que deseja compartilhar ou, caso já esteja jogando,  aperte o botão “Share” no controle do PS4;
  2. Selecione a opção “Share Play”;share play ps4
  3. Em seguida, um teste de velocidade será feito, aguarde;
  4. Escolha se deseja permitir que o visitante jogue por você ou se quer jogar junto pelo multiplayer;Share Play no PS4
  5. O convite será enviado para seu amigo, peça para ele aceitar.

O único empecilho no processo todo pode ser a conexão com a internet. A Sony recomenda pelo menos 2 Mbps de upload, sendo o ideal 5 Mbps. Uma conexão cabeada também é a melhor escolha, mesmo se o PlayStation 4 estiver próximo do roteador.

Com informações: PlayStation.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados