Como habilitar (e desabilitar) os macros no Excel

Automatizar operações e tarefas repetitivas; saiba como habilitar e desabilitar os macros no Excel e agilizar o trabalho

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como habilitar e desabilitar os macros no Excel? (Imagem: Microsoft/Unsplash)
Como habilitar e desabilitar os macros no Excel? (Imagem: Microsoft/Unsplash)

O macro é uma série de comandos que podem ser usados para automatizar uma tarefa repetida e que podem ser executados durante a utilização do arquivo. Veja abaixo, como habilitar e desabilitar os macros no Excel. Apesar das facilidades que a função pode trazer, é preciso ter cuidado com o remetente do arquivo. Macros podem conter códigos maliciosos e executáveis, verifique a confiabilidade de sua fonte.

Tempo necessário: 3 minutos

Os macros podem ser desabilitados ou configurados em menu próprio, essa configuração protege o usuário e o computador. A melhor opção é habilitar o uso de macros apenas para uma sessão única (enquanto aquele arquivo estiver aberto).

  1. Abrindo o arquivo que contém macros

    A primeira parte do processo consta em abrir o arquivo, caso apareça uma mensagem de proteção em amarelo, clicar em “habilitar conteúdo” já resolve a questão. Nos casos em que a mensagem tenha sido fechada, a operação começa abrindo a aba “Arquivo”;Como habilitar e desabilitar macros no Excel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  2. Acessando o menu de informações

    Após clicar sobre a aba “Arquivos”, na página que se abre, procure o menu informações para encontrar o aviso de segurança;Abrindo o menu informações (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  3. Habilitando conteúdo de macro

    No menu “Informações”, ao lado direito na parte superior, já fica visível a subparte com o aviso de segurança para liberar o conteúdo. Ao clicar sobre “Habilitar conteúdo” abre-se duas opções, escolha as opções avançadas;Opções avançadas para liberar conteúdo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  4. Menu de opções avançadas

    Após a seleção de “Opções avançadas”, um menu suspenso se abrirá, basta selecionar a opção “Habilitar conteúdo para esta sessão” e pronto, enquanto o arquivo estiver aberto, os macros estarão funcionais. Após encerrar, o Excel voltará com as opções de segurança padrão.Menu de opções avançadas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Configuração padrão de macros

As configurações de macro estão localizadas na “Central de Confiabilidade”. Entretanto, se o computador for de uma organização, é possível que o administrador do sistema tenha alterado as configurações padrão para impedir a mudança nas configurações.

O modo mais rápido de acessar a central de confiabilidade é através da aba “Desenvolvedor”, que pode ser adicionada clicando com o botão direito em qualquer aba e editando as que são exibidas, marca-se a checkbox de “Desenvolvedor”, após confirmar ela estará disponível.

  1. Clique sobre a aba “Desenvolvedor”;
  2. Selecione a opção “Segurança de Macro”;
  3. No menu suspenso da “Central de confiabilidade”, vá até as “Configurações de macro”, faça suas alterações e confirme. Essas mudanças serão ativadas quando for aberto qualquer arquivo contendo macros (cuidado).
No menu de confiabilidade é possível alterar as configurações padrão para macro (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
No menu de confiabilidade é possível alterar as configurações padrão para macro (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Com informação: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados