Como jogar Call of Duty: Mobile [controles do jogo no celular]

Conheça comandos básicos e confira dicas essenciais de Call of Duty: Mobile, um dos jogos de tiro para celular mais populares

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Activision / Tencent / Call of Duty: Mobile

Call of Duty: Mobile é um dos jogos de tipo para celular de maior sucesso da atualidade, muito graças ao peso da franquia em consoles e computadores. A jogabilidade em celulares, tablets e PCs via emuladores não é muito diferente dos jogos principais, mas aqui você confere algumas dicas e conhece os comandos básicos.

Como jogar Call of Duty: Mobile

Os comandos em Call of Duty: Mobile são bem básicos, por se tratar de um jogo de celular. O direcional do lado esquerdo da tela movimenta o personagem, enquanto um toque no lado direito movimenta a mira. Os tiros são automáticos, desde que você mire corretamente em um inimigo. Se você selecionar o Modo Avançado, um comando dedicado de tiro irá aparecer na tela, permitindo que você mire e atire manualmente.

A tela exibe comandos como pular, agachar (segure o botão para deitar no chão), mirar, lançar granada e recarregar. Ao selecionar a granada, um novo comando para cancelar o lançamento será exibido, permitindo que você a guarde. Da mesma forma, um botão de faca aparecerá na tela ao se aproximar de um inimigo, permitindo que você o finalize silenciosamente e sem gastar munição. Fique atento ao que aparece na sua tela.

Activision / Tencent / Call of Duty: Mobile
HUD de Call of Duty Mobile no modo Multiplayer

Na parte inferior da tela, há os comandos de scorestreak, equipáveis antes da partida e que são ativados através dos pontos acumulados, que variam entre drones airdrops e ataques aéreos. Da mesma forma, a habilidade de operador, exclusiva de cada classe, é um comando que aparece na tela conforme os pontos necessários forem acumulados.

Como lançar a bomba nuclear

A bomba nuclear, o scorestreak mais raro e mais potente da franquia Call of Duty, elimina todos os inimigos sem falhas, mas não pode ser equipada ou comprada. Ela só pode ser ativada a partir do nível 20. Após isso, consiga uma sequência de 20 abates na partida, sem morrer. Uma vez feito isso, a bomba nuclear estará disponível.

Modos de jogo, mapas, patentes e partidas ranqueadas

Call of Duty: Mobile conta com dois modos de jogo:

  • Multiplayer: combate entre times de 5 jogadores;
  • Battle Royale: até 100 jogadores se enfrentam, onde é cada um por si.

Na parte dos mapas, o jogo traz uma seleção de locações entre os mais famosos da franquia em todos os tempos, como Crash, Nuketown 2, Hijacked, Firing Range e etc.

As partidas ranqueadas estão disponíveis apenas no modo Multiplayer e a partir do nível 10. Cada partida rende pontos ao jogador, baseados na sua performance, como quantidade de abates e mortes, assistência, vitórias e derrotas. A cada 200 pontos você subirá uma patente, com algumas rendendo recompensas. Confira quais na lista abaixo.

PatentePontos necessáriosRecompensa
Recruta IPatente inicial 
Recruta II200MW11 – Camuflagem Estrela
Recruta III400Cartão de XP dobrado
Recruta IV600Cartão de XP dobrado
Recruta V800Cartão de XP dobrado
Veterano I1.000 
Veterano II1.200 
Veterano III1.400 
Veterano IV1.600 
Veterano V1.800 
Elite I2.000Semtex – Camuflagem Estrela
Elite II2.200 
Elite III2.400 
Elite IV2.600 
Elite V2.800 
Pro I3.000AK117 – Camuflagem Estrela
Pro II3.200 
Pro III3.400 
Pro IV3.600 
Pro V3.800 
Mestre I4.000M4LMG – Camuflagem Estrela
Mestre II4.200 
Mestre III4.400 
Mestre IV4.600 
Mestre V4.800 
Lendário5.000Moldura de ranking exclusiva

A partir da patente Veterano I, derrotas implicarão em descontos na pontuação, que poderão derrubar sua patente. Além disso, quanto maior for o seu nível, mais difícil será para acumular pontos, o que obriga o jogador e ter uma performance cada vez melhor.

Embora sejam só 200 pontos para evoluir a patente, chegar até a Lendário não é fácil.

HUD do Battle Royale é levemente diferente do Multiplayer

Activision / Tencent / Call of Duty: Mobile
HUD do modo Battle Royale

Os comandos do modo Battle Royale são essencialmente os mesmos do modo Multiplayer, porém o HUD traz algumas informações adicionais. No canto superior esquerdo, estão os números de jogadores vivos na partida, jogadores totais e abates que você conseguiu. Enquanto no canto inferior esquerdo, está o botão que alterna a visão entre primeira e terceira pessoa.

Na parte inferior, acima da barra de energia, está a mochila, que exibe todos os itens equipados; já no canto direito, fica o botão de habilidade, que varia conforme a classe de personagem e que enche conforme o tempo.

Por fim, Call of Duty Mobile permite personalizar todos os controles para adequa-lo a seu estilo e plataforma de preferência. Esteja você jogando no celular, no tablet ou no PC (via emulador, com teclado e mouse).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Call of Duty: Mobile na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados