Como jogar Hellblade: Senua’s Sacrifice [Guia para iniciantes]

Aprenda como jogar Hellblade: Senua's Sacrifice, um dos títulos mais originais dos últimos tempos, disponível no Xbox Game Pass

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Hellblade: Senua's Sacrifice (Imagem: Divulgação/Ninja Theory)
Hellblade: Senua's Sacrifice (Imagem: Divulgação/Ninja Theory)

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um dos jogos mais conceituados lançados na geração PS4/Xbox One, vencedor de diversos prêmios e sucesso de crítica. A saga de Senua por um mundo infernal, fruto de sua própria psicose, é uma das aventuras mais originais já desenvolvidas em um game. Confira como jogar Hellblade: Senua’s Sacrifice a seguir.

O que é Hellblade: Senua’s Sacrifice?

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo de aventura com temática fantástica lançado em 2017. Ele narra a jornada de Senua, uma guerreira picta (um povo antigo que habitou o que hoje é a Escócia) até o inferno para reviver seu companheiro. Ou assim parece.

A grande sacada do jogo é o fato de que Senua sofre de distúrbios que hoje são considerados psicóticos, mas que na época em que a história se passa, a fizeram ser considerada uma bruxa. Ela vê coisas que não existem e ouve vozes o tempo todo, o que faz dela um tipo de “narrador não confiável”. Assim, nada no jogo pode ser o que parece.

Em que plataformas está disponível?

O jogo está disponível para Windows (Steam, Microsoft Store e Epic Games Store), Nintendo Switch, PS4 e Xbox One, e também para PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Assinantes do Xbox Game Pass têm acesso a Hellblade: Senua’s Sacrifice, que foi incluído no catálogo do serviço após a Microsoft comprar a Ninja Theory, desenvolvedora do título. A futura sequência, Senua’s Saga: Hellblade II, será um jogo exclusivo para Xbox Series X|S e Windows.

Quais os requisitos mínimos e recomendados?

A versão para Windows de Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo que roda bem em computadores com requisitos medianos. Curiosamente, a Ninja Theory não divulgou uma lista das configurações recomendadas, apenas as mínimas para o título rodar.

De uma forma geral, qualquer setup acima do mínimo será mais do que o suficiente para executar o game no PC.

ComponenteConfigurações mínimas
ProcessadorIntel Core-i5 3570K ou AMD FX-8350
Memória RAM8 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 770 de 2 GB ou AMD Radeon R9 280X de 3 GB
Espaço em disco30 GB
Sistema operacionalWindows 7, 8 ou 10

1. Jogue com fones de ouvido

Hellblade: Senua's Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)
Hellblade: Senua’s Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)

A narrativa de Hellblade: Senua’s Sacrifice foi desenvolvida especialmente para interagir com as percepções sensoriais do jogador, e as “vozes” na cabeça da protagonista são a maior prova disso. O jogo usa som binaural e as frases vêm de todos os lados, algumas sobrepostas, dizendo para você fazer ou não fazer alguma coisa, o motivando ou dizendo que você vai falhar.

A melhor forma de apreciar Hellblade: Senua’s Sacrifice é jogar com fones de ouvido, para entender como a protagonista se sente ouvindo vozes o tempo todo.

2. Vasculhe todo o ambiente

Hellblade: Senua's Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)
Hellblade: Senua’s Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)

Ao chegar em uma área nova, sempre vasculhe todos os cantos do ambiente, em busca de pistas para resolver os puzzles. Eles são necessários para abrir caminho e seguir adiante na jornada, e variam de muito simples a bem complicados.

Alguns dos puzzles se valem dos problemas mentais de Senua, que vê coisas que não estão lá de verdade, e dessa forma, algumas das soluções podem ser bem inesperadas e nada convencionais. Por isso, fique de olho em tudo.

3. Seja prudente no combate

Hellblade: Senua's Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)
Hellblade: Senua’s Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)

O combate é bastante simplificado. Você possui dois botões de ataque, um de defesa, um de esquiva, um de corrida, e uma habilidade para quebrar a defesa dos inimigos. Você pode usar combinações desses comandos para enfrentar os oponentes, alguns deles bem poderosos e habilidosos.

O modo mais seguro de entrar em uma batalha é não ser afobado. Mantenha-se na defensiva e abuse da defesa e esquiva, e ataque quando a guarda do inimigo estiver aberta, ou quando for possível quebrar sua defesa. Muitas vezes, você terá que enfrentar mais de um adversário ao mesmo tempo, e por isso, a estratégia de ir para cima com tudo não é a mais adequada.

4. Não caia no “permadeath”

Hellblade: Senua’s Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)

Hellblade: Senua’s Sacrifice possui uma mecânica de “permadeath” (morte permanente, com perda do progresso). Senua foi “marcada pelas trevas” e tem uma mancha escura no braço, que cresce à medida que você acumula mortes no jogo. Se você morrer demais e a mancha chegar à cabeça, é Game Over e seu progresso será apagado. Ou assim se pensava.

O “permadeath” foi na verdade um blefe da Ninja Theory, que criou uma mecânica falsade modo a manter os jogadores tensos o tempo todo, de modo a não perderem seus saves. Na verdade, a mancha nunca chega à cabeça de Senua, por mais que você morra.

5. Saiba quando dar ouvidos às “vozes”

Hellblade: Senua’s Sacrifice (Imagem: Reprodução/Ninja Theory)

As “vozes” que Senua ouve desempenham papel importante na mecânica. Elas tanto podem ajudar, indicando o momento certo para atacar um inimigo, ou para onde ir de modo a resolver um puzzle, mas também podem atrapalhar, dizendo coisas erradas, dando dicas inúteis ou mesmo dizer para Senua desistir, ou que ela irá falhar.

A dica é não dar tanta atenção a elas, dependendo do contexto no momento. Durante uma batalha, se concentre no inimigo e as ignore, já na resolução de puzzles, preste atenção às “vozes” mais dispostas a ajudar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Hellblade na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados