Como jogar o multiplayer de Elden Ring

Em Elden Ring, dá para invadir o mundo de pessoas para ajudá-las ou matá-las; veja os itens necessários para jogar o multiplayer e como usá-los

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem de divulgação de Elden Ring
Elden Ring (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)

O multiplayer de Elden Ring permite que jogadores invadam o mundo de outras pessoas a qualquer momento para ajudá-las ou matá-las, ganhando recompensas em ambos os casos. Para fazer isso, basta estar conectado à internet e usar itens específicos, dependendo do seu objetivo. Nas linhas a seguir, mostramos como jogar o multiplayer de Elden Ring, assim como as limitações do modo online.

Antes de tudo, vale mencionar que o multiplayer de Elden Ring nos consoles PlayStation e Xbox exige ter assinaturas ativas do PS Plus e do Live Gold, respectivamente. O jogo da FromSoftware não tem suporte a crossplay, então não é possível invadir o mundo de pessoas em plataformas diferentes da sua.

Além disso, você deve ativar os Sinais de Invocação nas configurações e entrar em uma sessão online ao iniciar o jogo. Caso queira invadir mundos de pessoas específicas, como amigos, é possível configurar uma senha na seção “Multiplayer”, no menu do jogo. A senha permite o pareamento rápido entre jogadores que tenham o mesmo código.

Agora que você já sabe dos detalhes iniciais, vamos ao que interessa:

Cooperação: como invocar jogadores

Invocando parceiro para cooperação em Elden Ring
Invocando parceiro para cooperação em Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Itens necessários:

  • Remédio de Dedo Invocador Enrolado
    • Onde conseguir: na produção de itens, a partir de duas Flores de Folha Caída; comprando em mercadores; em diversos pontos pelas Terras Intermédias.

Se estiver com dificuldades para derrotar um chefe em Elden Ring, você pode invocar pessoas aleatórias ou pedir ajuda de amigos específicos que estiverem com a mesma senha de multijogador. Em ambos os casos, você vai precisar de item consumível — o Remédio de Dedo Invocador Enrolado.

Ao utilizar uma unidade do item, você verá sinais dourados aparecendo no chão em localizações aleatórias e perto de Pedras de Invocação. Para invocar alguém, basta ficar em cima do símbolo e apertar o botão indicado na tela. Se a invocação funcionar, o relógio será gasto, e a pessoa irá aparecer no seu mundo.

Caso o processo falhe, aguarde outra marca dourada aparecer automaticamente e tente realizar a invocação novamente. A unidade usada do Remédio de Dedo Invocador Enrolado fica ativa até você descansar em um Local de Graça, então não é necessário gastar mais de um item.

Vale mencionar que, enquanto estiver em multijogador, os inimigos ficam mais fortes. Todos os jogadores presentes recebem runas ao derrotar monstros e chefes, porém somente o dono da sessão pode adquirir os equipamentos deixados por eles. Após concluir um objetivo, o ajudante invocado é removido da sessão.

Cooperação: como ser invocado por jogadores

Itens necessários:

  • Dedo Enrolado do Maculado
    • Onde conseguir: Cemitério à Deriva, logo após passar a grande porta de madeira e o Local de Graça.
  • Efígie Dourada Pequena
    • Onde conseguir: Limgrave, a oeste do Local de Graça “O Primeiro Passo”.

No multiplayer de Elden Ring, você pode oferecer ajuda a pessoas aleatórias e amigos. Assim, em vez de invocar indivíduos na sua sessão, você irá entrar no mundo de outros jogadores. Vale mencionar que você vai sofrer redução nos atributos e no número de frascos de cura para manter as lutas balanceadas.

Para ser invocado no mundo de outra pessoa, você precisará deixar o sinal dourado no mapa usando os itens Dedo Enrolado do Maculado ou Efígie Dourada Pequena. Apesar de terem funções idênticas, os itens se diferem na localização onde a marcação é colocada.

O Dedo Enrolado do Maculado permite colocar o sinal dourado embaixo do seu personagem. Assim, o jogador que quiser lhe invocar terá que ir até o local específico da marcação. Já ao usar a Efígie Dourada Pequena, o sinal dourado é deixado perto das Pedras de Invocação mais próximas.

PvP: como invadir o mundo de jogadores

Invocando invasor para competição em Elden Ring
Invocando invasor para competição em Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Itens necessários:

  • Dedo Não Conformista
    • Onde conseguir: na mesa do quarto trancado na Mansão Vulcânica;
  • Dedo Sangrento Fétido
    • Onde conseguir: comprando em mercadores e no Patches; em diversos pontos pelas Terras Intermédias.
  • Dedo Sangrento
    • Onde conseguir: completando a missão de Verré da Máscara Branca, após derrotar Godrick, o Enxertado, e visitar a Mesa da Graça Perdida pela primeira vez.

Para invadir o mundo de alguém em PvP (jogador contra jogador), é necessário ter um destes três itens no inventário: Dedo Não Conformista, Dedo Sangrento Fétido ou Dedo Sangrento. Todos têm a mesma função e permitem entrar em sessões de outros jogadores ao serem usados, porém há algumas diferenças entre eles.

Ao utilizar o Dedo Não Conformista, você invade o mundo de outra pessoa com o título “Não Conformista” ao lado do nome, e seu personagem fica com os olhos amarelos. Esse item pode ser adquirido antes mesmo de derrotar Godrick, o Enxertado, para enfrentar jogadores estando no nível um.

Enquanto isso, o Dedo Sangrento Fétido é um item consumível e limitado que não muda o nome do maculado, mas deixa os seus olhos vermelhos ao invadir o mundo de outro jogador. Já o Dedo Sangrento funciona de forma idêntica à versão Fétida, porém tem usos ilimitados.

Com um dos três itens no inventário, basta usá-lo e aguardar o pareamento. Quando a invasão acontecer, você será teleportado para a sessão de um jogador aleatório que esteja com um ajudante invocado. Sua missão será matar o Anfitrião dos Dedos — o dono da sessão — para ganhar Runas, Arcos de Runas e Remédios de Dedo Invocador Enrolado.

PvP: como invocar jogadores

Itens necessários:

  • Remédio de Dedo Invocador Enrolado
    • Onde conseguir: na produção de itens, a partir de duas Flores de Folha Caída; comprando em mercadores; em diversos pontos pelas Terras Intermédias.
  • Língua do Provocador
    • Onde conseguir: derrotando Alberich da Língua Frenética em uma invasão na Mesa da Graça Perdida.

Em Elden Ring, você pode invocar pessoas para competição de duas formas: por Sinais de Invocação ou por invasões forçadas. Caso queira enfrentar alguém em PvP de forma controlada, basta usar um Remédio de Dedo Invocador Enrolado, aguardar até que apareçam sinais vermelhos no chão e ativá-las.

Já para forçar uma invasão a qualquer momento, você precisa ter no inventário a Língua do Provocador. Ao usar a língua após ativar um Remédio de Dedo Invocador Enrolado, você permite que invasores aleatórios entrem no seu mundo sem a sua permissão.

PvP: como ser invocado por jogadores

Itens necessários:

  • Dedo Enrolado do Duelista
    • Onde conseguir: Limgrave, ao norte da Cabana do Mestre da Guerra, em um cadáver queimado ao lado do Espírito Frustrado.
  • Efígie Vermelha Pequena
    • Onde conseguir: Limgrave, ao norte da Cabana do Mestre da Guerra, em um cadáver queimado ao lado do Espírito Frustrado.

Assim como na cooperação, você também pode se oferecer para ser invocado por outros jogadores para competição. O processo é parecido e exige um destes dois itens: Dedo Enrolado do Duelista ou Efígie Vermelha Pequena. Esses itens permitem colocar sinais vermelhos de invasão pelo mapa.

A diferença entre os dois itens é a localização do sinal. O Dedo Enrolado do Duelista permite colocar a marcação nos pés do seu personagem, em qualquer lugar do mapa. Enquanto isso, a Efígie Vermelha Pequena faz surgir os pontos de PvP perto das Pedras de Invocação mais próximas.

Limitações do multiplayer de Elden Ring

Apesar de ser um jogo em mundo aberto, Elden Ring tem muitas limitações no modo multiplayer. Confira, logo abaixo, tudo o que você pode ou não fazer ao invadir o mundo de outra pessoa, seja para cooperar ou fazer PvP:

É permitido:

  • Invocar até duas pessoas para cooperação ao mesmo tempo;
  • Invadir ou ser invadido por até duas pessoas ao mesmo tempo;
  • Enfrentar chefes em salas e no mundo aberto;
  • Coletar materiais;
  • Trocar armas, armaduras, runas consumíveis, itens consumíveis não relacionados a missões, materiais de criação, Cinzas da Guerra, talismãs;
  • Escrever mensagens para outros jogadores.

Não é permitido:

  • Invocar pessoas em áreas onde o chefe já foi derrotado;
  • Invocar o corcel encantado Torrente;
  • Invocar Cinzas de Espíritos;
  • Descansar em Pontos de Graça;
  • Fazer viagens rápidas entre Pontos de Graça;
  • Visitar a Mesa da Graça Perdida;
  • Trocar itens de quest, Grandes Runas, Sementes Douradas, Lágrimas Sagradas, Lembranças, Arcos de Runa, Lágrimas de Cristal, Potes, materiais de melhoramento (Pedras da Forja e Lírios-do-Vale), Feitiços e Encantamentos;
  • Invocar três pessoas ou mais para cooperação;
  • Invadir ou ser invadido por mais de duas pessoas;
  • Jogar com pessoas em plataformas diferentes (crossplay).

Com informações: Elden Ring Wiki.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Elden Ring na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados