Guia de classes de Elden Ring; saiba qual escolher

Guerreiro, Samurai, Astrólogo, Profeta... Conheça as 10 classes de Elden Ring e saiba as características de cada uma no início da aventura

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 1 ano
Elden Ring (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)
Conheça todas as classes de Elden Ring (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)

Escolher a classe em Elden Ring é a primeira tarefa antes de entrar nas Terras Intermédias. Há 10 opções diferentes, que vão definir o nível, os atributos e os equipamentos iniciais do seu personagem. No guia a seguir, explicamos os pontos fortes e fracos das classes de Elden Ring para você escolher a melhor conforme seu estilo de jogo.

Vale mencionar que a classe do seu personagem vai impactar apenas o começo da jornada. Com o passar dos níveis, dá para evoluir quaisquer atributos e seguir um caminho diferente do original sem problemas. Além disso, será possível resetar os atributos, após derrotar alguns chefes da campanha.

No meu caso, por exemplo, comecei a campanha como Prisioneiro focado em encantar armas com magia. Após um tempo, me tornei um Samurai equipado com duas katanas. Depois de uma atualização no jogo, troquei mais uma vez para uma espécie de Guerreiro que usa encantamentos de dragão e causa hemorragia.

Agora que você já sabe dos detalhes, vamos ao guia de classes de Elden Ring:

Vagabundo

Vagabundo de Elden Ring
Vagabundo de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 9;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 14Destreza: 9
Mente: 9Inteligência: 7
Fortitude: 12Fé: 8
Força: 16Arcano: 11

Vagabundos causam dano físico a curta distância e contam com vigor, força e destreza bem distribuídos. Essa classe tem ataque e defesa balanceados, sendo ideal para quem quer viver a fantasia de ser um cavaleiro medieval padrão. No arsenal inicial, há uma alabarda, uma espada longa e um escudo.

A classe tem bastante defesa física, sendo a mais “tanque” de todas as opções. Com o escudo inicial, é possível se defender até mesmo dos ataques mais poderosos de chefes sem levar dano.

Por ser mais resistente e simples de usar, essa classe é recomendada para iniciantes em RPGs de ação ou para jogadores experientes que não pretendem equipar feitiços ou encantamentos. Nos atributos, foque em evoluir Vitalidade, Força, Fortitude e Destreza, nesta ordem.

Guerreiro

Guerreiro de Elden Ring
Guerreiro de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 8;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 11Destreza: 16
Mente: 12Inteligência: 10
Fortitude: 11Fé: 8
Força: 10Arcano: 9

Guerreiros abrem mão da defesa de um escudo grande para usar duas espadas. Essa classe foca no ataque, com golpes rápidos e movimentação ágil, graças aos equipamentos leves. As duas Cimitarras iniciais ainda podem ser melhoradas com Cinzas da Guerra do tipo Sangue para causar hemorragia nos inimigos.

Essa classe não tem tanta resistência física, então é preciso saber a hora certa de esquivar dos ataques dos chefes. Seu estilo de jogo gira em torno de encontrar aberturas nos combos dos inimigos, causar dano rápido e se afastar novamente. Invocar espíritos para distrair os adversários também é uma boa pedida.

Se você colocar o atributo de Sangue nas armas do Guerreiro, a classe pode se tornar uma das mais mortais do jogo inteiro, causando dano gigante em pouco tempo. Nos atributos, foque em evoluir Vitalidade, Destreza e Fortitude, nesta ordem. Também vale colocar alguns pontos em Arcano para causar mais hemorragia.

Herói

Herói de Elden Ring
Herói de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 7;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 14Destreza: 9
Mente: 9Inteligência: 7
Fortitude: 12Fé: 8
Força: 16Arcano: 11

Heróis, assim como Guerreiros, também têm grande potencial ofensivo. Porém, em vez de causar dano com movimentos rápidos em sequência, a classe valoriza o uso de armas gigantes e pesadas — ótimas para quebrar a postura dos inimigos, permitindo golpes críticos enquanto eles estiverem atordoados.

Essa opção é a melhor para jogadores que gostam de usar as maiores armas disponíveis, como as espadas colossais. Seu arsenal inicial inclui um machado de batalha e um escudo grande de couro para defesa.

Nos atributos iniciais, a classe tem os menores números em inteligência e mente. Por isso, é uma boa escolha para construir personagens focados apenas em dano físico. Ao evoluir, escolha gastar pontos em Vitalidade, Força e Fortitude. Se usar armas que causem hemorragia, melhore Arcano também.

Bandido

Bandido de Elden Ring
Bandido de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 5;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 10Destreza: 13
Mente: 11Inteligência: 9
Fortitude: 10Fé: 8
Força: 9Arcano: 14

Bandidos são os mais ágeis e furtivos em Elden Ring. Com suas adagas, a classe consegue realizar sequências de dezenas de ataques em poucos segundos. Caso a situação fique complicada, há ainda um pequeno escudo para defesa e um arco para causar dano à distância com flechas.

O maior diferencial do Bandido é a sua adaga inicial, que conta com uma habilidade especial chamada “Passo Ágil”. Esse poder permite ao personagem realizar uma pequena esquiva para o lado. Além de ficar invulnerável por alguns milissegundos, dá para se reposicionar no meio da luta, sem depender somente do rolamento tradicional.

Por começar com muitos pontos de atributo em Destreza e Arcano, a classe é indicada para usar equipamentos que causam hemorragia. Caso queira seguir esse caminho, continue evoluindo esses dois status, assim como Vitalidade, e busque uma adaga chamada Reduvia na primeira região do jogo — Limgrave.

Samurai

Samurai de Elden Ring
Samurai de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 9;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 12Destreza: 15
Mente: 11Inteligência: 9
Fortitude: 13Fé: 8
Força: 12Arcano: 8

Samurais são guerreiros orientais que usam katanas como arma principal. Em estilo de jogo, a classe é bastante parecida com os Guerreiros, por focar mais no ataque do que na defesa. Há, porém, um diferencial importante: todas as katanas do jogo causam hemorragia nos inimigos de forma passiva.

Hemorragia é um status muito importante em Elden Ring, pois causa uma grande quantidade de dano após um certo número de ataques. Poder fazer isso logo no início da aventura ajuda muito nas lutas contra os primeiros chefes. No arsenal inicial, Samurais também contam com um arco para lutas à distância.

Quando evoluir os atributos, foque os pontos em Vitalidade, Destreza e Fortitude. Katanas também ficam mais fortes conforme a Força do personagem, mas Destreza ainda é mais importante. Colocar pontos em Arcano vai permitir causar hemorragia mais rápido e com mais frequência em inimigos.

Astrólogo de Elden Ring
Astrólogo de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 6;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 9Destreza: 12
Mente: 15Inteligência: 16
Fortitude: 9Fé: 7
Força: 8Arcano: 9

Astrólogos são os tradicionais magos. Especializada no uso de feitiços ofensivos, defensivos e de suporte, a classe começa com um cajado e duas magias em Elden Ring — Calhau Pedrilhante e Arco Pedrilhante. Além disso, há uma espada e um escudo de madeira no arsenal para situações de emergência.

Em Elden Ring, as magias são bem fortes. Ao todo, existem 87 feitiços para aprender de diferentes elementos, como gelo, magma, gravidade, entre outros. Essa classe é indicada tanto para quem pretende construir um mago completo quando para jogadores que desejam fazer um guerreiro arcano, misturando golpes físicos e mágicos.

Nos atributos, foque em evoluir Inteligência, Mente e Vitalidade. Dependendo da sua build, você ainda pode aumentar Destreza, caso queira encantar espadas com magia, ou melhorar Fé, se quiser misturar encantamentos sagrados ou golpes de dragão com os feitiços tradicionais.

Prisioneiro

Prisioneiro
Prisioneiro de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 9;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 11Destreza: 14
Mente: 12Inteligência: 14
Fortitude: 11Fé: 6
Força: 11Arcano: 9

Prisioneiros são balanceados entre dano físico e mágico. Essa classe é a melhor opção para construir guerreiros arcanos, que equipam espadas encantadas com magias e ainda podem usar feitiços. No início, o personagem começa com um cajado, uma espada de fincada e um escudo.

Por ser muito balanceada, a classe pode ser difícil de usar, principalmente por jogadores iniciantes. Inclusive, a magia inicial — Espadas do Lobo — requer treinamento, pois só causa dano depois de alguns segundos após a conjuração.

Caso queira construir um cavaleiro arcano, distribua os atributos em Vitalidade, Inteligência, Destreza e Mente, nesta ordem. Só coloque pontos em Força até ter o suficiente para usar que armas quiser.

Profeta

Profeta
Profeta de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 7;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 10Destreza: 10
Mente: 14Inteligência: 7
Fortitude: 8Fé: 16
Força: 11Arcano: 10

Profetas também podem usar magias, assim como os Astrólogos. Porém, seus poderes são encantamentos baseados nos atributos Fé e Arcano, como curas e melhoramentos de atributos, além de golpes sagrados, elétricos, venenosos, de sangue, de fogo e ataques de dragão. No arsenal inicial há uma lança curta, um escudo, um selo e dois encantamentos.

Essa classe é recomendada para jogadores mais experientes, principalmente porque os encantamentos iniciais — Cura e Ah, Chamas! — consomem muita mana no início do jogo. Além disso, Fé é um atributo que demora a dar resultado em forma de dano em Elden Ring.

Se escolher ser Profeta, evolua os atributos Fé, Vitalidade e Mente, nesta ordem. Caso queira usar armas mais pesadas, como os Ceifadores, coloque alguns pontos em Força e Destreza.

Confessor

Confessor
Confessor de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 10;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 10Destreza: 12
Mente: 13Inteligência: 9
Fortitude: 10Fé: 14
Força: 12Arcano: 9

Confessores funcionam de forma parecida com os Prisioneiros. Porém, em vez de usarem feitiços de Inteligência, eles contam com encantamentos baseados em Fé, além da arma principal de dano físico. No arsenal inicial, a classe conta com uma espada reta, um escudo, um selo e dois encantamentos.

Diferentemente dos Profetas, que têm um encantamento ofensivo logo no início da aventura, os Confessores começam com duas habilidades de suporte — Cura Urgente e Abordagem do Assassino. Por não ter poderes que causam dano direto, a classe pode ser complicada para jogadores iniciantes.

Caso queira fazer um guerreiro encantado que usa armas grandes e pesadas, evolua os atributos Vitalidade, Fé, Força e Fortitude, nesta ordem. Se quiser usar armas mais leves e rápidas, troque Força por Destreza. Coloque pontos em Mente para ter mana, se for usar muitos encantamentos.

Miserável

Miserável
Miserável de Elden Ring (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)
  • Nível inicial: 1;
  • Atributos iniciais:
Vitalidade: 10Destreza: 10
Mente: 10Inteligência: 10
Fortitude: 10Fé: 10
Força: 10Arcano: 10

Miseráveis são como telas em branco. Essa classe é considerada a mais difícil de Elden Ring por começar no nível um, sem equipamentos de defesa e com apenas um simples porrete de madeira como arma inicial.

A grande vantagem dos Miseráveis é poder transformar o personagem no que você quiser. Todos os atributos começam com 10 pontos, sendo a classe mais balanceada do jogo inteiro. Só escolha essa opção se você for um jogador muito experiente e quiser mais desafios logo no início da aventura.

Por outro lado, essa classe é perfeita para jogadores que gostam de mudar de build o tempo todo, em especial após zerar a campanha pela primeira vez. Ao renascer, seus atributos sempre voltam para 10, então não haverá desperdício de pontos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Elden Ring na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados