O que é um jogo de multiplayer assimétrico?

De Among Us a Dead By Deadlight, conheça mais sobre o gênero de multiplayer assimétrico, suas características e exemplos

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Dois ótimos exemplos do gênero (Imagem: Divulgação)

A brincadeira de pega-pega ou esconde-esconde é muito popular entre as crianças (adultos também, claro). É com essa premissa de separar as pessoas em dois ou mais grupos que os games acabaram criando um gênero que se torna mais popular a cada dia. Venha comigo para descobrir mais sobre o que é um jogo de multiplayer assimétrico.

Assim como nas brincadeiras infantis mencionadas acima, o popular gênero divide os jogadores em partidas empolgantes. Cada grupo tem objetivos e mecânicas diferenciadas, criando uma frequente tensão e sensação de urgência durante as disputas.

O equilíbrio se faz altamente necessário neste tipo de jogo, pois se um grupo for claramente mais forte do que o outro, o sentimento de desvantagem pode desanimar. Por isso, muitas vezes, um dos grupos é jogado por uma única pessoa bastante poderosa, enquanto o outro traz mais de um jogador com habilidades mais simples e que devem trabalhar em conjunto.

No jogo Friday the 13th: The Game, por exemplo, uma das pessoas assume o papel do assassino Jason Vorhees. Ele tem em seu arsenal armadilhas de urso que podem prender e machucar suas vítimas, além de poderes únicos como um tipo de sensor para encontrar os outros participantes da brincadeira.

Já o outro grupo de jogadores deve personificar os adolescentes que querem escapar. Suas habilidades são muito mais fracas, mas se usadas em equipe podem ajudar bastante. Alguns têm maior velocidade em consertar máquinas, enquanto outros têm maior resistência para continuar fugindo. Assim, ambos os lados precisam conhecer o jogo para garantir a vitória.

Vale lembrar que o gênero multiplayer assimétrico pode ser jogado tanto online quanto offline, exigindo muita coordenação e comunicação de seus participantes. A brincadeira pode trazer muita tensão, mas ao mesmo tempo horas de diversão.

5 exemplos de jogos de multiplayer assimétrico

Separei cinco títulos do popular gênero abaixo. Apenas o jogo dos Caça-Fantasmas ainda não foi lançado, porém vale o destaque por pegar uma franquia de sucesso e introduzi-la ao estilo. Uma prova de que as empresas estão de olho nas tendências.

Among Us

Disponível para plataformas como mobile, consoles e PCs, Among Us coloca de 4 a 15 jogadores em uma espaçonave. Uma das pessoas é um impostor que quer acabar com cada membro no local. Já os outros querem decolar o quanto antes, mas precisam resolver tarefas variadas.

Dead by Daylight

Colocando quatro sobreviventes enfrentando um assassino em série (que pode ter saído de filmes clássicos de terror), Dead by Daylight está disponível para PCs, consoles e celulares. Sua premissa exige que os sobreviventes cumpram objetivos enquanto tentam evitar as investidas do serial killer. Este é um dos jogos de multiplayer assimétrico mais populares.

Secret Neighbor

Seis jogadores entram na partida em Secret Neighbor, um deles é escolhido de forma aleatória para ser o malvado vizinho. A partir daí, os outros precisam abrir o porão com as chaves encontradas pelo mapa. Durante a partida, o vilão vai trair e prender os personagens. A sensação de desconfiança ocorre o tempo todo neste game disponível para dispositivos móveis, consoles e PCs.

Crawl

Invertendo um pouco os papéis, Crawl oferece uma jogatina offline na qual um dos jogadores é o herói e os demais são monstros. A brincadeira faz com que os vilões usem armadilhas e habilidades para derrotar o protagonista. Quem o fizer, se torna o herói da vez e assim por diante. Os gráficos com jeitão retrô dão ainda mais carisma para essa disputa. É possível conferir o game nos consoles e PCs.

Ghostbusters: Spirits Unleashed

Ainda sem data de lançamento ou plataforma anunciada, essa empreitada dos Caça-Fantasmas parece que vai navegar na mesma fonte de Dead by Daylight. Enquanto um grupo de jogadores vai ficar na pele dos heróis, um único jogador será um dos fantasmas que pretende lançar o terror para os amigos. A temática promete muito, mas há poucas informações para fazer os fãs se empolgarem. Vamos aguardar.

Agora que você já conhece mais sobre o gênero do multiplayer assimétrico, conta pra gente qual desses games você mais gosta. Quem sabe não conhece outras pessoas animadas para montar um grupo de jogatina!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Among Us na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados