Como limpar o HD com as ferramentas do Windows 10

Precisa liberar espaço no seu computador? Siga o tutorial para limpar o HD

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

Quem faz uso diário de um PC ou notebook com Windows 10 vez ou outra passa pelo problema de disco cheio ou o sistema mais lento. Alguns fatores podem contribuir para isso, como o acúmulo de arquivos temporários ou restos de programas antigos. Felizmente, há um procedimento simples e nativo do próprio sistema da Microsoft para limpar o HD. Veja como fazer, a seguir.

1. Acesse as “Configurações do Windows”, clicando no logotipo do Windows e, depois, no ícone de engrenagem;

2. Clique em “Sistema” e, em seguida, em “Armazenamento”;

limpar hd windows / Reprodução

3. Todos os HDs instalados na sua máquina aparecerão listados nesta opção. Clique no disco que pretende limpar os arquivos desnecessários;

4. Após selecionar seu disco rígido, o sistema fará um rastreamento de todo o espaço utilizado nesta unidade. É possível ver detalhes de cada categoria clicando sobre ela;

5. Para limpar o HD, vá na categoria “Arquivos temporários”, marque todos os arquivos e, depois, clique em “Remover arquivos”.

limpar hd windows / Reprodução

Para automatizar este processo, o Windows 10 conta com um “Sensor de armazenamento”, que fica desativado por padrão. Ao ativá-lo, o próprio software irá se livrar de arquivos temporários sempre que seu HD estiver muito cheio.

1. Para ativar o “Sensor de armazenamento”, siga os mesmos passos acima e, em “Armazenamento”, ative a chave do recurso clicando sobre ela.

limpar hd windows / Reprodução

Pronto! Se a lentidão no seu PC for apenas uma questão de falta de espaço, seguindo este tutorial, você já poderá notar uma melhora no desempenho da sua máquina.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados