Como remover proteção contra a gravação em pendrives
Pendrives e cartões de memórias podem ser protegidos contra gravação de dados; saiba como removê-la e voltar a salvar seus arquivos

Pendrives e cartões de memória são ferramentas práticas e que usamos quase todos os dias, mas às vezes eles podem gerar problemas: é comum encontrar unidades com proteção contra gravação, porque usuários anteriores não queriam que fizessem novas gravações no armazenamento (sob o risco de perder o que já estava lá).
Isso varia desde a clássica chave em cartões SD, a até mesmo proteção via atributos de sistema que impede qualquer alteração ou inclusão de novos arquivos.
Neste post você vai aprender a como remover a proteção contra gravação de pendrives e cartões de memória, seja ela física, com uso de chaves ou lógica, se aplicada em arquivos individualmente ou em toda a unidade de armazenamento portátil.
Nos cartões SD e em alguns modelos de pendrive, existe uma trava física, uma pequena chave projetada para impedir a escrita de novos dados, deixando a unidade em modo de leitura. Tudo o que o usuário precisa fazer para habilitar o modo de leitura e escrita é mudar a posição da chave; feito isso, é possível salvar arquivos e fotos novamente.
Embora seja um passo um tanto óbvio, há quem esqueça completamente que tais chaves existam; logo, não custa checar.
Claro que este é o método mais simples de proteger dados, e existem outros mais elaborados, capazes de tornar um arquivo ou uma unidade inteira protegidos contra gravação. Por sorte, também não é tão difícil contornar esses bloqueios.
Um modo simples de proteger arquivos é marca-los como somente leitura, o que protege dados já gravados em pendrives e cartões de memória, mas não impede que novos arquivos sejam armazenados nos mesmos. Se você precisa fazer alterações nesses arquivos, entretanto, é possível remover a proteção facilmente.
No Windows:
Simples assim.
No macOS:
E pronto.
Se o pendrive ou cartão de memória não aceita nenhum tipo de arquivo novo ou alterações nos já presentes, é possível que ele tenha sido protegido contra gravação através da inclusão de atributos via sistema operacional, e isso é algo que mesmo uma mudança de chave de posição ou alterações nos atributos é incapaz de mudar.
Claro, há meios de remover a proteção e libertar totalmente a unidade para gravação.
No Windows:
O Windows possui uma ferramenta própria chamada DiskPart, que serve para gerenciar partições e alterar parâmetros em unidades de armazenamento. Ela é acessível através do Prompt de Comando, mas é simples de se usar.
Feito isso, o DiskPart removerá os parâmetros de Somente Leitura, permitindo que o pendrive ou o cartão de memória voltem a salvar arquivos.
Para sair do DiskPart após o procedimento, digite exit e tecle Enter. E pronto.
No macOS:
No sistema operacional da Apple, o programa encarregado de alterar parâmetros de unidades é o Utilitário de Disco, e ele pode ser operado normalmente pelo ambiente gráfico do macOS. Assim, ele é ainda mais simples e amigável do que o DiskPart.
O Utilitário de Disco fará uma varredura completa na unidade, revertendo-o ao estado original sem mexer nos arquivos. Assim, os parâmetros de Somente Leitura serão removidos.
E pronto, você já pode utilizar seu pendrive ou cartão de memória para salvar o que quiser.