Como remover proteção contra a gravação em pendrives
Em alguns casos, é possível reverter o processo alterando configurações do dispositivo, usando o editor de registro do Windows ou até via CMD
Em alguns casos, é possível reverter o processo alterando configurações do dispositivo, usando o editor de registro do Windows ou até via CMD
Pendrives e cartões de memória são ferramentas práticas, mas às vezes podem gerar problemas: é comum encontrar unidades com proteção contra gravação. A seguir, confira alguns métodos para tentar reverter o processo.
Atenção!
Os métodos ensinados abaixo podem não funcionar para todos os usuários, já que cada solução é voltada para um tipo de problema do seu dispositivo.
Tempo necessário: 5 minutos
Uma das soluções é editar o registro do seu dispositivo para liberar a gravação de dados. Veja como fazer a seguir.
Primeiramente, digite “Executar” na barra de pesquisa para abrir a ferramenta abaixo. Busque por “Regedit” e confirme;
Na sequência, navegue pelas pastas pelo endereço HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > StorageDevicePolicies;
Dê dois cliques sobre a chave “WriteProtect” e altere o valor para 0;
Pode ser necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham o efeito desejado. Caso não funcione no seu caso, é válido testar o próximo método.
Outra possível solução para remover proteção contra gravação é tentar reinstalar o dispositivo nas propriedades do pen drive.
Outro problema bastante comum é o pen drive estar no modo “Somente leitura”. Nesse caso, não é possível gravar nenhum arquivo no dispositivo. Para reverter o processo, faça o seguinte.
Se o pendrive ou cartão de memória não aceita nenhum tipo de arquivo novo ou alterações nos já presentes, é possível que ele tenha sido protegido contra gravação através da inclusão de atributos via sistema operacional, e isso é algo que mesmo uma alteração nos atributos é incapaz de mudar.
Por isso, é importante tentar fazer a modificação via CMD. Veja detalhes abaixo.
O Windows possui uma ferramenta própria chamada DiskPart, que serve para remover proteção contra gravação, gerenciar partições e alterar parâmetros em unidades de armazenamento. Ela é acessível através do Prompt de Comando, mas é simples de se usar.
Feito isso, o DiskPart removerá os parâmetros de Somente Leitura, permitindo que o pendrive ou o cartão de memória voltem a salvar arquivos.
Para sair do DiskPart após o procedimento, digite exit e tecle Enter. E pronto.
No macOS:
No sistema operacional da Apple, o programa encarregado de alterar parâmetros de unidades é o Utilitário de Disco, e ele pode ser operado normalmente pelo ambiente gráfico do macOS. Assim, ele é ainda mais simples e amigável do que o DiskPart.
O Utilitário de Disco fará uma varredura completa na unidade, revertendo-o ao estado original sem mexer nos arquivos. Assim, os parâmetros de Somente Leitura serão removidos.
Nos cartões SD e em alguns modelos de pendrive, existe uma trava física, uma pequena chave projetada para impedir a escrita de novos dados, deixando a unidade em modo de leitura.
Tudo o que o usuário precisa fazer para remover a proteção contra gravação e habilitar o modo de leitura e escrita é mudar a posição da chave; feito isso, é possível salvar arquivos e fotos novamente.
Embora seja um passo um tanto óbvio, há quem esqueça completamente que tais chaves existam; logo, não custa checar.
Para formatar um pen drive no computador basta plugar o dispositivo, clicar com o botão direito na opção e selecionar “Formatar“;
A principal diferença entre NTFS, FAT32 e exFAT é o modo como o Windows gerencia os arquivos e controla as permissões de uso. Cada um tem seus prós e contras para os mais variados usos.
É possível recuperar um pen drive corrompido usando as ferramentas que o sistema operacional oferece, além de serviços como o Recuva, disponível para download na internet.