Como retirar trecho de vídeo que viola direito autoral no YouTube
Veja como retirar apenas o trecho do vídeo do YouTube que viola as diretrizes de direito autoral, sem ter que apagar todo o conteúdo
O YouTube anunciou uma ferramenta dá aos criadores de conteúdo a opção de retirar apenas um trecho do vídeo que viola as regras de direito autoral. Seja fazer um recorte, silenciar um vídeo ou substituir a música, a opção pode ser o melhor caminho para que o criador não perca o histórico e engajamento gerado com o conteúdo.
Antes, as únicas opções para os vídeos do YouTube que violavam as diretrizes de direito autoral eram a remoção completa do vídeo ou entrar em uma disputa para o caso de falso positivo, quando o algoritmo pode falhar e notificar o usuário indevidamente.
Ainda que não seja possível selecionar o trecho a ser cortado — a plataforma faz isso automaticamente — o YouTube oferece opções menos radicais a fim de preservar o vídeo no canal: retirar o trecho, silenciar o áudio, remover ou substituir a música são exemplos de ações que podem ser feitas para manter esse conteúdo, remunerado ou não.
Retirar trecho de vídeo com direito autoral no YouTube
- Acesse sua página do YouTube Studio: studio.youtube.com;
- Clique na opção “Vídeos” (no painel lateral esquerdo) para acessar a lista com seus vídeos;
- No topo da lista, clique em “Filtros” e selecionar a opção “Reivindicação de direitos autorais” para exibir os vídeos sinalizados pelo YouTube;
- Na coluna de “Restrições”, mantenha o mouse sobre o título “Reivindicação de direitos autorais” e depois clique em “Ver detalhes”, no balão que aparecer;
- Na nova janela aberta, o YouTube informará o trecho do vídeo que foi identificado como conteúdo de direito autoral (nesse caso entre 3:29 e 6:26), clique na opção “Selecionar ação”;
- Agora basta escolher entre cortar o segmento, remover ou substituir a música (lembrando que as opções podem variar de acordo com o tipo de direito autoral violado).
- Ao escolher entre as ações, clique em “Continuar”.
Para o caso de músicas, o YouTube permite que apenas a música seja removida ou o som de todo trecho reivindicado como direito autoral. A última opção pode não ser favorável ao criador, se naquele trecho conter qualquer outro áudio como um diálogo ou locução, por exemplo.
Se a restrição tiver sido por música, a opção para substituir a trilha pode ser mais adequada, lembrando que o próprio YouTube tem uma biblioteca de áudio com efeitos e músicas gratuitas sem restrição de direito autoral.
Para acessar, visite youtube.com/audiolibrary.