Como separar textos no Excel

Em uma planilha, ver todos os dados juntos e misturados pode ser desesperador; veja como separar um texto em colunas diferentes no Excel

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Christin Hume/Unsplash)
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Christin Hume/Unsplash)

Importar uma planilha para o Excel e ver os dados todos juntos quando deveriam estar separados não é incomum. Na verdade, é bem mais comum do que se pensa. Se você se deparou com essa situação e quer saber como separar um texto em colunas diferentes, veio ao lugar certo. 

Tempo necessário: 3 minutos

O Excel permite fazer esse processo de forma bem simples e rápida pelo “Assistente para converter texto em colunas” que faz isso de forma automática. Dessa forma, você não vai perder horas e horas tentando arrumar sua planilha. Veja o passo a passo abaixo: 

  1. Nomeie uma ou mais colunas de acordo com os dados que deseja dividir

    Nesse primeiro momento, você só precisa nomear as colunas que estão ao lado da coluna que possui os dados todos juntos. Aqui, criamos “Peça” e “Cor”.Colunas criadas para separar texto no Excel

  2. Vá em “Texto para colunas”

    Selecione a coluna ou célula que terá o texto dividido e procure no menu superior a guia “Dados” e clique nela;  Setas indicando como acessar "Texto para colunas"

  3. Selecione “Delimitado”

    Na janela que irá abrir, clique em “Delimitado” e, depois, em “Avançar”; selecione os Delimitadores para os dados — aqui você vai escolher o que está sendo usado para separar seus dados — no nosso exemplo são vírgulas, mas há ainda “espaço”, “ponto e vírgula”, entre outros; a visualização dos dados deve te ajudar a saber se está no caminho certo. Depois de selecionado, clique em “Avançar”; Selecionando os delimitadores

  4. Selecione o destino para os dados divididos

    Aqui, você confirmará em que lugar da planilha o texto separado será visualizado. Clique em “Destino“, selecione as colunas criadas por você na planilha receberão os dados e automaticamente o campo será atualizado; em seguida, clique em “Concluir”. Confirmando o destino para o texto separado

Para que serve a opção de “Largura fixa” na hora de separar o texto?

Essa opção não é muito utilizada, pois, para separar corretamente, todos os itens em cada coluna precisam ter o mesmo tamanho, ou seja, precisam caber em uma largura fixa de coluna. Por exemplo: como peça temos “brinco” e “pulseira”. Na hora da divisão, uma delas ficaria fora do padrão e uma parte do texto seria incluída em outra coluna; neste caso, na cor. 

É possível separar números no Excel também? 

Sim. O Assistente para converter texto em colunas também identifica números, inclusive se for uma planilha com texto e número juntos. O processo para esses casos continua igual.

Com informações: Microsoft

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados