Como usar a função de top fan no Facebook

Saiba como ativar em páginas e autorizar o selo no seu perfil do Facebook para ser um dos maiores fãs de alguém na rede social

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Top Fan / Anthony Delanoix / Unsplash

Eu estava mexendo no celular quando recebi uma notificação de “parabéns, agora você é uma top fan da página X”. Isso acontece porque donos de páginas podem ativar um selo de “maior fã” para as pessoas mais ativas da página. Isso inclui ver os vídeos, curtir ou reagir ao conteúdo e comentar ou compartilhar posts da página com frequência.

Se um selo de “top fã” for liberado para você, ele aparecerá ao lado de seu nome quando interagir com a página no Facebook. Mas, para isso, precisa autorizar o badge.

Em março, o Facebook disse que estava testando destacar os principais fãs de um criador, exibindo um selo e adicionando o nome dele a um ranking de fãs altamente engajados. Os principais fãs são identificados com base na frequência com que comentam, compartilham, reagem ou veem o conteúdo de um criador, bem como as interações do criador com os fãs e outros critérios que podem ser específicos da página.

O teste começou com um grupos de criadores e já está disponível para várias páginas (desde que estejam de acordo com os critérios abaixo). Tente usar o Facebook em inglês caso o recurso não apareça. É mais comum novas funções aparecerem primeiro assim.

Como exibir um selo de top fan (usuário)

Depois que receber uma notificação informando que ganhou o status de “maior fã”, você deve clicar em “Exibir selo de maior fã” para começar a aparecer. Você pode ativar ou desativar acessando a guia “Comunidade” na página em que você foi destacado.

Top Fab Facebook

O que muda para o fã?

Ao tornar-se um top fan, lembre-se de algumas coisas:

  • As interações com a página incluem posts em que a menciona (@nomedapágina), comentários ou posts no perfil e mensagens privadas que envia.
  • Você também aparecerá na guia da “Comunidade” como um dos maiores fãs.
  • O selo de maior fã também aparecerá em todas as interações que aconteceram no passado com a página da qual, agora, você é um maior fã.
  • Se posteriormente você optar por não exibir o selo, ele será removido de todas as interações onde tiver sido exibido. Pode levar algum tempo para isso acontecer.
  • Os maiores fãs são atualizados semanalmente, é possível perder o selo e o status.
  • Os administradores da página podem remover selos de maior fã individual ou desativar selos de maior fã da página. Se isso acontecer, você perderá o badge.

O que muda para o dono da página?

De acordo com o Facebook, os superfãs são desenvolvidos principalmente para produtores de vídeo, mas qualquer página qualificada pode ativar os seus superfãs.

Desde que:

  • Mude para o modelo de página de vídeos;
  • Tenha mais de 10.000 seguidores;
  • Tenha pelo menos 28 dias;
  • Não esteja usando o selo de engajamento cívico.

O modelo de vídeo para página se trata do “video template”. Um layout pode ser aplicado a páginas novas e já’ existentes e difere de um modelo de página padrão porque foi projetado para ser uma experiência de “video frist” para os visitantes. Isso significa que você tem acesso ao painel “Vídeos em destaque” e todos verão primeiro.

Modelo de Video Facebook

Como alterar seu modelo de página para vídeo (página)

  1. Vá para sua página e clique na guia “Configurações” na parte superior da tela;
  2. Clique em “Modelos e guias”;
  3. Na seção “Modelos”, deve constar “Padrão”. Clique em “Editar”;
  4. Selecione o modelo da “Video Page”;
  5. Configure seu painel de vídeo do Spotlight (5 vídeos);
    Se você não escolher os vídeos, os mais populares aparecerão lá.
    Se você for uma page ao vivo, sua transmissão ao vivo aparecerá automaticamente.

Como ativar ou desativar todos os selos de superfã (página)

Para ativar e desativar todos os selos de superfã de sua página:

  1. Acesse sua página e clique em “Configurações” na parte superior;
  2. Na coluna à esquerda, clique em “Selos do Facebook”;
  3. Clique para ativar ou desativar os selos de superfã.

Depois de ativar os superfãs da página, pode demorar até uma semana para os fãs aceitarem os selos e para os superfãs ficarem visíveis na guia “Comunidade” da página.

Como remover o selo de um superfã (página)

Para remover o selo de um superfã, clique no comentário do fã no conteúdo da página e selecione “Remover” selo ou clique no nome da pessoa na lista de superfã na guia “Comunidade” da página e faça o procedimento lá. Essa pessoa não será mais top fan.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados