Como voltar ao Windows 10 depois de instalar o 11

Se arrependeu ou não gostou do Windows 11? Veja como fazer o downgrade do sistema operacional e voltar ao Windows 10

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 11 meses
Computador com Windows 11 (Imagem: Windows/ Unsplash)
Veja como voltar o Windows 10 depois de atualizar para o 11 (Imagem: Windows/Unsplash)

Diversos usuários estão experimentando o Windows 11 em seus computadores por conta do lançamento oficial feito pela Microsoft. Embora seja tentador para muitos, a instabilidade e ausência de recursos em definitivo podem pesar na decisão de manter o sistema. Se você quer voltar ao Windows 10, confira a seguir como fazer o downgrade.

Alguns fatores costumam ser relevantes para seguir com um novo sistema operacional. No caso do Windows 11, a ausência de recursos definitivos, instabilidades ou requisitos mínimos mais elevados podem ser algumas das adversidades encontradas pelos usuários que não querem, ao menos por enquanto, e desejam voltar ao Windows 10.

Atenção!

Você só pode reverter a atualização nos primeiros dez dias de Windows 11. Do contrário, será necessário fazer uma instalação limpa do Windows 10 no seu PC.

Tempo necessário: 5 minutos

Para conseguir reproduzir o tutorial abaixo, é necessário que você não tenha removido os arquivos antigos do Windows 10 após a atualização. O sistema anterior continua disponível por dez dias ou mais como arquivo temporário nas configurações de armazenamento do Windows.

  1. Acesse as configurações

    Primeiramente, abra as configurações do seu Windows 11 pelo menu iniciar;

  2. Vá até à área de recuperação

    Na sequência, clique na aba “Sistema” e vá até “Recuperação”;

  3. Inicie o processo

    Caso esteja disponível para você, clique em “Retornar” e siga os passos para voltar ao Windows 10.

Pronto! Basta aguardar a finalização do processo para ter seu sistema operacional de volta.

Como voltar para o Windows 10 de graça após o tempo limite

Se já passaram mais de dez dias após a atualização para o Windows 11, é necessário fazer uma instalação limpa do sistema através da “Ferramenta de criação de mídia”, disponibilizada gratuitamente pela Microsoft.

O usuário pode escolher entre instalar no PC diretamente da ferramenta ou criar uma mídia de instalação com um pen drive, por exemplo. As duas opções têm seus pontos positivos e negativos, porém, garantem o mesmo resultado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados