Como limpar a galeria de fotos inúteis no Android

O app Gallery Doctor usa algoritmos para analisar suas fotos e sugerir quais você deve deletar. Saiba como limpar a galeria com ele

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Pessoa segurando um celular (Imagem: Pexels/Pixabay)
Imagem: Pexels/Pixabay

Conforme você vai usando a câmera do seu celular, já percebeu que a galeria fica lotada de fotos que podem ser deletadas? É chato olhar uma por uma, eu sei, mas tem um app que faz isso por você! O Gallery Doctor usa uma série de algoritmos para analisar quais imagens você deve remover do celular para economizar espaço. Saiba como limpar a galeria de fotos no seu smartphone.

Como limpar a galeria

Normalmente os aplicativos de limpeza têm muita propaganda ou não funcionam direito. Não é o caso com o Gallery Doctor: a interface é bem clara e mostra dados relevantes, como quanto espaço livre há no seu celular e a média de “saúde da galeria”. Essa porcentagem é uma estimativa de quantas fotos boas em relação às fotos ruins existem na sua galeria, ou seja, quanto maior o número, mais “limpas” são suas imagens.

Há três classificações no aplicativo: fotos ruins, fotos similares e fotos para revisão. O primeiro grupo é composto daquelas imagens tremidas, com baixa luz ou de baixa qualidade. O segundo identifica fotos e imagens que têm características semelhantes e, portanto, podem ser deletadas. Ele até sugere qual é a melhor foto para ficar.

A classificação de fotos para revisão inclui imagens que não se encaixaram em nenhuma das duas categorias anteriores e por isso deixa o usuário decidir se são boas ou não. Assim, o aplicativo vai aprendendo com o tempo quais dessas imagens devem se encaixar nas outras categorias.

Como limpar a galeria do Android (Imagem: Reprodução/Gallery Doctor)

Revisão de fotos

Uma vez que o Gallery Doctor identificou suas capturas, é só seguir os procedimentos de remoção indicados pelo aplicativo. A revisão de fotos é feita como uma espécie de Tinder: um deslize para o lado faz a imagem ficar ou ser deletada; se acontecer algum acidente e você excluir alguma sem querer, o app dá cinco segundos para a ação ser desfeita.

O aplicativo já esteve disponível para usuários de Android e iOS, mas hoje só pode ser baixado por APK no Android — quem usa o iOS ficou órfão do app. Se você tem um dispositivo móvel com Android, é só seguir o passo a passo do tutorial como baixar e instalar um APK do Google Play e usar o link do Gallery Doctor.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados