Como formatar um cartão micro SD no Android

Se você tem um cartão micro SD no seu celular Android e deseja formatá-lo porque não está funcionando bem veja as dicas a seguir

Melissa Cruz Cossetti
Por

Se você tem um cartão micro SD no seu celular Android e deseja formatá-lo porque não está funcionando bem ou por qualquer outro motivo, o processo é bastante simples. Os cartões de memória são lidos como mais uma unidade de armazenamento e você pode acessá-los no seu celular sem precisar instalar um gerenciador de arquivos.

O Xperia XZ suporta microSD de até 256 GB, mas a opção de usá-lo como memória interna não está habilitada

O nome das funções e de itens do menu pode variar (bem pouco) de acordo com a versão do Android e do aparelho. Porém, os passos costumam ser bem parecidos.

  1. Abra o aplicativo de Configurações do seu celular ou tablet Android;
  2. Toque em “Armazenamento e USB”;
  3. Selecione o seu cartão micro SD;
  4. Toque em “Mais”, no menu de três pontos;
  5. Acesse as “Configurações” e escolha a opção “Formatar”.

Rápido e indolor.

Para apagar todos os dados, incluindo músicas ou fotos salvas no cartão de memória, o Google recomenda tocar em “Apagar e formatar”. Isso limpa todo o cartão. Mas por que isso acontece? Dependendo de como o cartão estava formatado e onde você usou algumas pastas podem ficar por lá, como as de fotos criadas por câmeras digitais.

Se antes disso você quiser ver o que há no cartão de memória, para não jogar algo importante fora, pode acessar as configurações e conferir quanto espaço há disponível.

Cartões micro SD formatados como armazenamento interno

  1. Abra o aplicativo de Configurações do seu celular ou tablet Android;
  2. Toque em “Armazenamento e USB”;
  3. Selecione o seu cartão micro SD;
  4. Você verá quanto espaço foi usado e quanto está livre.
    Para ver arquivos e apps ocupando espaço, toque em uma categoria.

Cartões micro SD formatados como armazenamento portátil

  1. Quando conectá-lo, deslize rapidamente para ver suas notificações;
  2. Na notificação do cartão de memória, toque em “Explorar”.

Caso queira guardar alguma coisa no armazenamento interno do celular, antes de formatar, toque no arquivo desejado e em “copiar para” escolha o espaço interno.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados