O que é notificação pop-up no WhatsApp?

Alguns usuários do WhatsApp podem optar por receber as notificações de mensagens via pop-up; veja os celulares compatíveis com o recurso e como ativá-lo

Jean Prado Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Logotipo do WhatsApp
Veja as mensagens do WhatsApp sem abrir o aplicativo. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A notificação pop-up no WhatsApp é diferente das notificações que aparecem na barra superior do celular, pois dão mais espaço para as mensagens enviadas pelo app. Com ela ativada, um quadro irá aparecer na tela do seu smartphone e dali você pode responder a uma conversa individual ou em grupo facilmente, usando texto, emojis ou mensagens de voz.

O pop-up só está disponível no WhatsApp para quem tem um celular com o Android 9 ou versões anteriores. Quem tem acesso ao recurso, pode escolher entre três formas de visualização:

  • Com a tela ligada: o pop-up sobressai por cima de outros aplicativos;
  • Tela desligada: sempre que chegar mensagem, a tela acende para mostrar o pop-up;
  • Sempre mostrar notificações: mostra as notificações pop-up em qualquer situação.

Como ativar o pop-up no WhatsApp

Se o seu celular permite usar o pop-up para notificação, siga o passo a passo abaixo para ativar o recurso em conversas individuais ou em grupo:

  1. Vá em “Configurações”
    Abra o WhatsApp, clique nos três pontinhos, na parte superior da tela, e selecione “Configurações”;Como acessar as configurações no WhatsApp
  2. Abra a seção “Notificações”
    Role a tela e clique em “Notificações”;Como acessar notificações no WhatsApp
  3. Ative a notificação pop-up
    Toque em “Notificações pop-up” e selecione uma das opções apresentadas no menu suspenso.Como ativar o pop-up do WhatsApp

Sempre que alguém te mandar mensagem, você poderá vê-la sem precisar abrir o WhatsApp.

Notificação pop-up do WhatsApp no celular
Notificação pop-up do WhatsApp com a tela ligada. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Se não gostar da experiência do pop-up, vá em “Notificações” novamente e selecione “Sem pop-up” para desativar o recurso.

Quais os outros tipos de notificações do WhatsApp no celular?

O tipo de notificação configurada no WhatsApp depende do sistema operacional do celular. 

Quem tem Android, pode escolher as notificações de alta prioridade. Com o recurso ativado, o aplicativo mostra uma prévia das conversas no topo da tela do smartphone para que não se percam no meio de outras notificações. Acesse “Configurações” no WhatsApp para ativar essa opção.

Quem tem iPhone, pode ter uma prévia das notificações também. Acesse “Ajustes” no WhatsApp e clicar em “Permitir notificações” para que as mensagens enviadas apareçam na parte superior da tela.

Nos dois casos, é possível responder as mensagens diretamente pelas notificações, sem entrar no WhatsApp.

Há algum risco em usar notificações pop-up?

Como o pop-up se sobressai na tela, é importante ter cuidado ao usar o celular em lugares públicos para que outras pessoas não vejam suas conversas. Evite, por exemplo, trocar mensagens que contenham dados bancários com o recurso ativo.

Como visualizar uma mensagem sem a outra pessoa ver que estou online?

Para continuar mexendo no WhatsApp sem que os outros usuários saibam que está ativo, tire o status de “Online” no app. Além disso, você também pode remover a confirmação de leitura e visualização. Com essas duas configurações, ninguém vai saber quando está com o mensageiro aberto ou não.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados