O que é ASMR?

Descubra o que é ASMR, entenda como funcionam os vídeos do YouTube que fazem muita gente relaxar e até mesmo cair no sono

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
ASMR / o que é asmr

A sigla ASMR é hoje um dos temas mais recorrentes do YouTube. Aqueles vídeos em que pessoas falam com o espectador de modo pausado e sussurrando, fazendo sons diversos ou interpretando papéis possuem um propósito, fazer quem está do outro lado da tela relaxar e quem sabe, até cair no sono.

O que é ASMR?

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, ou Reposta Sensorial Meridiana Autônoma, em português. É o nome dado a sensações prazerosas, geralmente um formigamento ou arrepio causado por estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Qualquer estímulo positivo pode causar a reação, desde uma conversa agradável ao som da chuva, o barulho de alguém amassando um plástico e etc.

A chave está no ouvinte atingir um estado de relaxamento, suficiente para causar a sensação (que alguns descrevem como um “orgasmo cerebral”) e essa resposta varia de pessoa para pessoa, podendo até mesmo o ouvinte relaxar ao ponto de acabar dormindo. A resposta aos estímulos é autônoma e o ouvinte não tem como controlar ou prever suas reações.

Como um vídeo ASMR funciona

Como o foco é fazer o ouvinte relaxar (e até dormir, dependendo de cada caso), o interlocutor se posiciona próximo à câmera. O microfone usado faz toda a diferença, sendo o binaural (que não é nada barato) o mais indicado, por captar sons que serão reproduzidos nos fones de ouvido de diversas direções, deixando o resultado mais natural.

O formato do vídeo é o fator mais importante. O interlocutor irá explorar situações que causam sensações de prazer e bem-estar, como falar sussurrando e pausadamente (como se estivesse “ao pé do ouvido”), reproduzir sons diversos que tragam uma reação positiva e mais importante, que deixem o ouvinte calmo ao invés de excitado, no sentido de eufórico.

Muitos desses vídeos possuem um jogo de interpretação (role play), em que a pessoa no vídeo simula conversar com você, passando sensação de intimidade e cuidado. Por isso, os movimentos e a voz são suaves.

Gatilhos de ASMR

Cada pessoa pode ser estimulada a relaxar de formas diferentes, por isso há uma série de elementos utilizados em técnicas de ASMR. Um estudo feito com 475 pessoas pela Universidade de Swansea, Reino Unido, detectou alguns dos gatilhos de ASMR mais comuns entre o grupo de estudo. São eles:

  • Sussurros;
  • Atenção pessoal;
  • Sons do bater de unhas em objetos;
  • Sons vagarosos;
  • Sons repetitivos;
  • Risos;
  • Barulho de avião;
  • Barulho de aspirador de pó;
  • Gargalhada.

Embora agora você saiba o que é ASMR, nem todas as pessoas são sensíveis aos mesmos tipos de estímulo, por isso, pode ser interessante realizar um teste, como o proposto no vídeo abaixo.

No fim, o vídeo ASMR busca com que quem está assistindo (e principalmente, ouvindo) relaxe ao som da voz do interlocutor e, quase sempre, caia no sono.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ASMR na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados