O que é Cel Shading?

Estilo de arte animada; saiba o que é Cel Shading, quais são as características e origem desse estilo de fazer animações

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cel shading ou toon shading é um estilo de arte de "renderização" não fotorrealista — que busca a aparência do mundo físico — projetado para fazer gráficos de computador 3D ou obras de arte parecerem tridimensionais, mas criando cores planas em cima de uma cor base, fazendo com que o objeto pareça tridimensional enquanto mantém o efeito 2D no resultado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Esse estilo de arte animada é famosa pela semelhança com desenhos feitos a mão de forma artesanal. Veja abaixo, o que é Cel Shading, todas as suas características e origem desse estilo de animação muito recorrente nos jogos e animes japoneses. O visual fica único quando a técnica é aplicada de forma satisfatória.

Feito a mão?

O desafio começou quando as opções de rendering 3D tomaram conta do mercado e afastaram aquela qualidade artística das ilustrações.

Cel shading ou toon shading é um estilo de arte de “renderização” não fotorrealista — que busca a aparência do mundo físico — projetado para fazer gráficos de computador 3D ou obras de arte parecerem tridimensionais, mas criando cores planas em cima de uma cor base, fazendo com que o objeto pareça tridimensional enquanto mantém o efeito 2D no resultado.

De onde surgiu a ideia?

Teve suas primeiras tentativas ainda no fim do século passado, mas a qualidade e eficiência de aplicar a técnica se desenvolveu, principalmente, após o ano 2000.

O cel shading se originou em centros de mídia populares, como Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão. Muitos filmes de anime japoneses foram projetados para se assemelhar aos desenhos animados. 

A tendência demorou algum tempo para se popularizar, mas com o passar do tempo, outros centros de mídia como os Estados Unidos e a Coréia do Sul se envolveram ativamente. É importante lembrar que o anime é realmente onde o estilo decolou e movimentou todo o mercado.

Chegando aos games

Além das animações, os jogos eletrônicos também adotaram a técnica, para dar um aspecto de aventuras fantásticas dos quadrinhos (HQ) ou mangás e animes. O caso (controverso) mais famoso atualmente sobre o cel shading nos games é: foi usado ou não em Borderlands?

Apesar da produtora não confirmar o uso da técnica, pelo menos uma inspiração dá para acreditar que existiu. O visual do game parece todo feito a mão, com sobreposições de cores em uma base “sólida”, semelhante aos antigos desenhos feitos com celulose — origem do nome Cel.

O cel shading definitivamente cresceu como um tipo de culto, e ficam ótimos quando feitos da maneira certa. O contorno, os designs e as imagens “renderizadas” a partir da técnica podem definitivamente deixar uma impressão positiva na maioria dos artistas.

Com informação: Okuha.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cel Shading na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados