O que é Crunchyroll? [saiba como usar]
Descubra o que é Crunchyroll, o streaming dedicado aos animes, os desenhos japoneses, e saiba como acessa-lo (de graça inclusive)
A Crunchyroll é um serviço de streaming voltado a um público bem específico, pois ela é focada nos animes, os desenhos animados japoneses. Apesar de ser uma plataforma bem antiga — quase tanto quanto a Netflix — pouca gente a conhece, mas aqui você vai aprender sobre sua origem e a como usá-la em vários dispositivos (inclusive de graça).
O que é Crunchyroll?
A Crunchyroll surgiu em 2006 como um “fansub”, nome pelo qual são conhecidos os sites que disponibilizam versões legendadas de animes e séries japonesas ao público ocidental. Sim, o serviço começou como um grupo ilegal. Mesmo com boa intenção, fansubbing é considerado pirataria de audiovisual. Mas, como a Crunchyroll fez muito sucesso, acabou por chamar a atenção de estúdios e produtoras, inclusive no Japão.
Em 2008, a Crunchyroll assegurou um investimento de US$ 4,05 milhões de uma empresa de capital; em 2009, acordos com estúdios japoneses fizeram com que o site se tornasse um serviço de streaming legalizado e passasse a exibir animes em sincronia com as fontes, muitas vezes com um delay de apenas 24 horas em relação à estreia no Japão (hoje, uma hora). Atualmente, a Crunchyroll pertence ao grupo WarnerMedia.
Como o Crunchyroll funciona
A Crunchyroll é sob todos os aspectos a “Netflix dos animes”. Graças a acordos com diversas produtoras, ela possui acesso a séries clássicas e atuais de sucesso, como Dragon Ball Super, Naruto, One Piece, My Hero Academia, Attack on Titan, Sailor Moon Crystal e etc.
Entretanto, a plataforma também oferece outros conteúdos como os doramas (as séries com atores, mais ou menos como as nossas novelas), principalmente do Japão e Coreia do Sul, além de séries, documentários e podcasts originais produzido in loco.
Você pode acessar a Crunchyroll pelo site oficial (crunchyroll.com), pelos aplicativos para iPhone e Android, por set-top boxes e consoles de videogame, como PS4 e Xbox One. Os assinantes têm ainda acesso a um grande catálogo de mangás (os quadrinhos japoneses), tanto pelo site quanto pelos aplicativos para iPhone e Android.
Eu posso acessar sem pagar nada?
Sim, mas com algumas restrições.
Primeiro, você não terá direito ao Simulcast (assistir novos episódios uma hora após a estreia no Japão), e só poderá acessar os capítulos uma semana após o lançamento.
Segundo, algumas atrações só estão disponíveis para assinantes, como algumas séries mais procuradas e conteúdo semierótico. Dependendo do que você quer, vale pagar.
Terceiro, os mangás são restritos à assinatura. E, por fim, usuários gratuitos assistirão animes com anúncios. Você pode testar o Crunchyroll gratuitamente por 14 dias.
A assinatura do Crunchyroll custa R$ 25 por mês.