O que é e como funciona a Gupy?

Muito usada por empresas que buscam novos contratados, a Gupy é uma plataforma de processos seletivos; descubra como ela funciona

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Muito presente no dia a dia de quem procura por um novo emprego, a Gupy é usada por empresas para fazer todas as etapas do processo seletivo. Pode ser que você já tenha se deparado com a necessidade de realizar um cadastro no site para se candidatar a uma vaga, mas ficou com dúvidas sobre como tudo funciona. Então venha comigo para entender mais sobre o serviço nas linhas abaixo.

gupy
Conheça mais sobre a plataforma de processos seletivos (Imagem: Divulgação)

Se você, assim como eu, já procurou um novo trabalho pela internet, então é provável que tenha sido direcionado para o site da Gupy ao menos uma vez. Um grande número de companhias prefere usar a plataforma e suas ferramentas na hora de cadastrar vagas. Tudo isso com a intenção de otimizar o processo seletivo como um todo.

No geral, a Gupy é uma companhia que oferece um ambiente online com recursos variados para fazer a intermediação entre candidato e empresa. Sendo assim, ela auxilia em cada passo, desde a fase de recebimento de currículos, passando pelo estágio de seleção, entrevistas e, finalmente, terminando na escolha do novo colaborador.

Cada fase é definida pela firma que está buscando por um novo nome para sua equipe. Pode ser que seja necessário apenas a execução de um teste e uma entrevista para um certo cargo, por exemplo. Porém é capaz que mais estágios sejam definidos para a contratação de um profissional.

Dessa forma, o site oferece recursos como provas para testar competências específicas, canais para entrevistas e comunicação, além de cases para administração.

A partir daí, tudo depende da empresa e de seus recrutadores.

Segundo Guilherme Dias, CMPO e cofundador da Gupy, a companhia se apresenta em duas frentes:

Entre as soluções que a Gupy oferece para o RH, a plataforma de Recrutamento e Seleção é a solução que conecta os candidatos às oportunidades de trabalho. Basicamente, as empresas possuem páginas de carreiras na Gupy onde são listadas as suas vagas e, de acordo com as preferências dos recrutadores, elas podem ser divulgadas em vários sites de empregos. Além disso, em 2021 a Gupy lançou a sua primeira solução para candidatos, o Portal de Vagas, onde são listadas as mais de 60.000 vagas publicadas mensalmente em sua plataforma; a partir do portal, os candidatos conseguem pesquisar as vagas publicadas e iniciar o processo de inscrição

Como se candidatar para uma vaga pela plataforma?

Portal de vagas (Imagem: Tecnoblog)
Portal de vagas (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Há duas formas para procurar por oportunidades através da companhia.

A primeira delas ocorre a partir de um anúncio de alguma vaga em diversos sites como o LinkedIn ou até mesmo dentro das páginas das próprias empresas. Assim, o candidato é direcionado para o site da Gupy, podendo juntar mais informações e preencher os dados para se inscrever.

Já a segunda maneira é visitando diretamente o portal de vagas da plataforma. Com um funcionamento muito similar a websites como Catho e Infojobs, basta a pessoa digitar o que procura para achar novas oportunidades na área desejada.

Assim, o link vai enviar o candidato até a página da vaga, exatamente como na primeira forma mencionada.

É claro que será necessário realizar um cadastro no portal, adicionando dados como currículo e informações pessoais. Vale destacar que é tudo gratuito.

Depois da inscrição, o usuário precisará passar por etapas determinadas por quem postou a vaga. Algumas das fases que podem surgir são:

  • Envio de currículo;
  • Teste de perfil;
  • Teste de proficiência;
  • Teste de línguas;
  • Entrevista com gestor;
  • Entrevista com RH.

Como tudo depende da empresa contratante, todas as etapas podem variar. Durante todo o processo, o candidato é informado de cada estágio em uma página como a imagem abaixo:

Página padrão das etapas do processo (Imagem: Tecnoblog)
Página padrão das etapas do processo (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

A Gupy funciona para conseguir um emprego?

Há dezenas de casos nos quais profissionais encontraram o seu emprego através do serviço. Porém, para uma pessoa que foi chamada para as etapas do processo seletivo, várias outras foram ignoradas ou não passaram nas primeiras fases.

Isso é normal para qualquer plataforma que visa auxiliar tanto empresa quanto candidato. Mesmo assim, é verdade que na Gupy há muitos estágios para superar até receber o tão importante “sim” de uma companhia.

E isso pode levar bastante tempo.

Não faltam relatos no LinkedIn, por exemplo, de pessoas frustradas com todo o andamento do procedimento da candidatura. Alguns dizem que nunca recebem respostas enquanto outros afirmam que as etapas demoram muito tempo para serem concluídas.

Em minha experiência pessoal, já participei de situações que foram rapidamente resolvidas e outras que demoraram demasiadamente. Mas nunca senti que o único problema era o sistema oferecido.

Porém, vale lembrar que o serviço faz a intermediação entre firma e candidato, ou seja, tudo o que a é oferecido são as ferramentas e os recursos para que a estrutura seja feita. Quem define como será cada etapa do processo e quanto tempo vai levar é a empresa contratante.

No fim do dia, é possível sim encontrar o seu próximo emprego através da plataforma, mas vale pensar em outras formas de procurar emprego online.

Você já participou de algum processo seletivo pela Gupy? Conta pra gente a sua experiência!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gupy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados