O que é e como usar a função SE no Microsoft Excel

Saiba como funciona e como usar a função SE para fazer comparações lógicas em suas planilhas e obter resultados automáticos na comparação de dados das células.

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Como usar a função SE no Microsoft Excel? (Imagem: Unsplash)

A função SE é uma das mais úteis e populares do Microsoft Excel. Ela faz uma comparação lógica entre dois valores e executa uma ação de acordo com o resultado. A seguir, saiba como usar a função de forma simples e direta.

O modo mais simples de saber como usar a função SE é da seguinte forma:

=SE(teste lógico;valor se verdadeiro;valor se falso)

Onde o teste lógico é a condição que será testada, o valor se verdadeiro é o resultado caso a condição seja verdeira e, consequentemente, o valor se falso é o resultado caso a condição seja falsa.

Um exemplo comum é exibir a mensagem “Aprovado” em uma coluna caso a média dos alunos seja maior do que a nota de corte.

Uso da função SE (Imagem: Reprodução)

No exemplo acima, checamos se a média final do aluno foi maior ou igual a 7. A fórmula utilizada foi:

=SE(B2>=7;"APROVADO";"REPROVADO")

Nesse caso, você pode escrever a fórmula apenas na primeira célula e utilizar o recurso de preenchimento automático para preencher os outros resultados automaticamente.

Como usar a função SE com outra função

Um recurso poderoso do Excel que pode ser utilizado com a função SE (e com a maioria das funções do programa) é juntar duas ou mais funções em uma mesma fórmula.

Ainda no exemplo das notas dos alunos, você pode calcular a média e exibir a mensagem de aprovado ou reprovado com base em uma lista de notas de um semestre.

Uso da função SE (Imagem: Reprodução)

A fórmula do exemplo acima utiliza a função MÉDIA junto da função SE para calcular a nota final dos alunos e testar a condição para verificar se foram aprovados ou não. Se a média for maior ou igual a 7, o aluno “passou de ano”, senão, terá que repetir o semestre.

=SE(MÉDIA(B2:C2)>=7;"APROVADO";"REPROVADO")

Vale notar que para escrever em uma célula utilizando uma fórmula, é preciso colocar a palavra entre aspas.

Você também pode usar a função SE dentro de um resultado de uma outra função SE em uma mesma fórmula para testar mais condições.

Uso da função SE (Imagem: Reprodução)

Neste exemplo, verificamos se o aluno ficará de recuperação. Se sua média for maior do que 7, ele será aprovado. Se for menor do que 7 mas maior ou igual a 5, ele ficará de recuperação; senão, será reprovado.

Também utilizamos a função E para compararmos a média do aluno com as notas mínimas para ficar de recuperação ou ser aprovado.

=SE(MÉDIA(B2:C2)>=7;"APROVADO";SE(E(MÉDIA(B2:C2)>=5;MÉDIA(B2:C2)<7);"RECUPERAÇÃO";"REPROVADO"))

Existem várias maneiras de usar a função SE sozinha ou em conjunto com outras fórmulas. Vale a pena pesquisar sobre sua utilização mais avançada, já que o Excel é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar em muitas tarefas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados