O que é EAD?

Popularidade e necessidade. O que é o sistema EAD, quais as características, as vantagens e onde encontrar oportunidades

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é EAD?

Com as medidas de restrição social, a vida se tornou ainda mais digital. Diversas janelas de aprendizado são abertas diariamente na modalidade EAD. Mas o que é EAD e o que isso muda na rotina e dinâmica de estudos para quem ainda não entende bem o sistema ou conhece referenciais de qualidade?

O sistema EAD é atualmente a alternativa de ensino mais procurada. Por possuir um ambiente virtual de aprendizagem virtual e exigir apenas um computador com acesso a internet, o COVID-19 trouxe novos olhares para um forma de acesso ao conhecimento que ainda vive um maré de incredulidade sobre a validade dos certificados e metodologia. 

O que é EAD?

EAD é a sigla para Educação a distância e que – de acordo com o MEC (Ministério da Educação) é a modalidade educacional presente no Decreto 5.622, de 19.12. 2005 (que revoga o Decreto 2.492/98), que regulamentava o Art. 80 da Lei 9.394/06 (LBD) –, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Quais as vantagens em estudar a distância?

  • Polos: algumas instituições, além de oferecerem material audiovisual, livros e apostilas próprias, possuem polos para encontros presenciais periódicos, a fim de sanar as dúvidas;
  • Tutorias: você dificilmente está sozinho. Além de professores, muitas instituições contam tutores para sanar dúvidas;
  • Revisão: possibilidade de rever aulas sempre que necessário.

Gostou da ideia mas não sabe se você está apto para iniciar um caminho no EAD? A maior parte dos oferecidos são livres, ou seja, fazem parte da modalidade de ensino não-formal, com tempo de duração variável e não possui pré-requisitos.

Quais as exigências para participar de um curso a distância?

  • Um computador com acesso à internet;
  • Conhecimentos básicos de informática;
  • Em alguns casos, documento de identificação com foto e comprovante de residência;
  • Em cursos de graduação; diploma do Ensino Médio e estar em dia com seus deveres como cidadão.

Quem pode oferecer cursos a distância?

Conforme previsto no Art. 80 da Lei 9.394/06 (LBD), a instituição interessada em oferecer cursos a distância precisam solicitar credenciamento específico à União. Cursos de educação formal (graduação, pós-graduação, cursos técnicos, tecnológicos e similares) precisam ser regulamentados pelo Ministério da Educação para que seu diploma tenha validade. Verifique sempre a avaliação do curso com o mesmo rigor que você avalia os cursos presenciais.

Se não for um curso em que o mercado o exija certificação, é possível aproveitar as oportunidades do Coursera. Ou mesmo cursar e só decidir ao final se deseja pagar para obter o certificado.

Agora que você já sabe, se joga! Existem mais de 100 cursos gratuitos oferecidos durante a quarentena. Sucesso e bons estudos.

Com informações: MEC.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre EaD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados