O que é FTP?

Entenda o que é FTP, um dos protocolos de transferência de arquivos mais antigos que existe e descubra se ele ainda é seguro

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
FTP / o que é ftp

O FTP é um antigo, porém eficiente, protocolo de transferência de arquivos entre computadores em redes locais ou na internet, sendo bastante usado por sistemas de hospedagem de sites. No entanto, ele é considerado inseguro para os padrões de hoje e navegadores modernos estão abandonando o suporte. Saiba mais sobre o que é FTP.

O que é FTP?

O FTP (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos, em português, é um protocolo usado para transferir arquivos por uma rede de computadores, desde uma local à internet. Basicamente, permite a troca de arquivos entre dois computadores de modo direto, em que um ganha acesso às pastas do outro.

O protocolo é o meio mais antigo de transferir dados entre computadores de uma rede, tendo surgido em 1971 e usa o modelo cliente/servidor, onde o primeiro faz o acesso aos dados e o segundo os armazena.

O armazenamento de dados na nuvem é outro modelo cliente/servidor assim como o FTP, com a diferença que os dados não ficam armazenados em um único computador.

Como o FTP funciona

Como o FTP funciona / o que é ftp

O FTP usa um servidor como o computador responsável por hospedar os arquivos. O cliente é o usuário que fará o acesso. A conexão é sempre autenticada com nome de usuário e senha, enquanto o servidor é geralmente acessado por um endereço de IP.

Qualquer computador pode ser usado como um servidor FTP, embora hoje em dia seja mais usado por administradores de sites, que usam a conexão e um sistema de hospedagem para manter os dados de suas páginas. Existem vários programas de terceiros para administrar conexões FTP, como o gratuito FileZilla, um dos mais populares.

O protocolo é seguro?

Como explicamos, o FTP tem quase 50 anos e, por isso, não conta com uma série de padrões de segurança suportados pelos navegadores de internet modernos, embora seja possível inplementar o protocolo SSL (FTPS) para prover conexões mais seguras.

Atualmente, tanto o Google quanto a Mozilla estudam meios para remover completamente o suporte ao protocolo respectivamente do Chrome e Firefox, o que levará os usuários que ainda usam o protocolo para administrar sites ou acessar arquivos a depender de clientes de terceiros, ao invés de fazer o acesso via browser.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre FTP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados