O que é Internet Banking?

Se você ainda não entrou nesse mundo, saiba mais sobre o que é internet banking e conheça suas características e vantagens

Ricardo Syozi
Por

A tecnologia pode trazer muita conveniência e conforto, mas também pode oferecer desconfiança. Parar de frequentar um banco físico para se direcionar a um totalmente digital pode nos deixar preocupados inicialmente, mas vale descobrir mais sobre o assunto. Saiba o que é Internet Banking.

O que é Internet Banking?
Funcionando como um banco digital, o Internet Banking permite transações e usos variados diretamente pelo aplicativo de celular. Ele promete maior segurança e facilidade para o usuário.
Usar esse serviço pode ser muito confortável (Imagem: Tecnoblog)

Ao usar um aplicativo ou o próprio site de internet de bancos, a pessoa pode realizar transações financeiras, pagamentos de contas e diversos outros tipos de atendimento. O intuito é que a necessidade de visitar uma agência bancária se limite a pontos mais importantes como uma conversa com a gerência ou saques de dinheiro.

Todo o acesso é feito através do celular ou qualquer outro dispositivo móvel. Para pagar uma conta, por exemplo, usa-se a câmera do aparelho para fazer o scan do código de barras, mas se preferir, o usuário pode adicionar os números para tal. Esse tipo de facilidade encontra-se em quase todos os aspectos bancários do serviço digital.

Com isso em mente, é válido apontar que o Internet Banking é, basicamente, um banco completo em seu smartphone.

As vantagens do Internet Banking

Como mencionado acima, a principal qualidade que traz benefício ao usuário é o fato de poder fazer quase tudo diretamente pelo dispositivo móvel. A conveniência de não precisar pegar filas pode ser somada à sensação de segurança de não ser necessário sair pelas ruas carregando dinheiro. Dois fatores que me fizeram migrar para o uso no celular assim que tive a primeira oportunidade.

Mas e a segurança contra hackers e afins?

Os bancos digitais garantem um alto nível de proteção contra tentativas de invasão ou roubo de dados. Há formas para garantir que quem está usando o aplicativo é o dono da conta. Algumas delas são:

  • Reconhecimento facial;
  • Autenticação via selfie ou digital;
  • Senha;
  • Criptografia;
  • Tokens.
O que é Internet banking
O celular facilita muito no dia a dia (Imagem: Unsplash / Nathan Dumlao)

É claro que o usuário precisa ter cuidados na hora de usar o Internet Banking. Há golpes ocorrendo frequentemente na rede, ou seja, é importante prestar atenção e não compartilhar seus dados com estranhos. Além disso, com facilidades como o Pix, sempre é interessante conhecer dicas para se proteger.

Por último, vale ressaltar que para quem nunca usou, o aplicativo ou site de internet podem assustar inicialmente. Porém, com o passar do tempo e o surgimento do costume, fica fácil entender os motivos das pessoas preferirem esse modelo do que ir até uma agência bancária física.

Você já faz uso do Internet Banking como Itaú, Nubank, Santander, etc.? Do que gosta e do que não gosta nele? Conta pra gente!

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados