O que é o código Swift? [Transferências internacionais]

Conectando todos os bancos; saiba o que é o código Swift e por que são solicitados em transferências internacionais

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
O que é o código Swift (Imagem: John McArthur/Unsplash)
O que é o código Swift (Imagem: John McArthur/Unsplash)

Imagine quantas instituições bancárias não existem espalhadas por todo o mundo. Veja abaixo, o que é o código Swift, por qual motivo eles são solicitados em transferências internacionais e quais as diferenças para o código IBAN, também utilizado para identificação internacional entre bancos. Entenda um pouco mais sobre essa espécie de “CPF” das instituições financeiras e como descobrir tal código.

O que é o código Swift?

Resumindo, é um código que identifica instituições financeiras pelo mundo e permite o envio e o recebimento internacional de valores. Este nome um pouco estranho é uma sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.

Código e taxa Swift são a mesma coisa?

O código é apenas uma sequência única para identificação de um banco. Além do código, existe a taxa de Swift, paga pelos bancos para usar a rede internacional. O valor cobrado pelo sistema é fixo em mais ou menos 20 dólares americanos, alguns bancos podem cobrar um valor maior pelo serviço.

Qual a sua finalidade 

O código Swift permite que as contas das instituições financeiras ao redor do mundo se conectem ao mesmo sistema e a transferência de valores aconteça. Além do código Swift é necessário o IBAN, que identifica a conta do cliente que irá receber as transferências internacionais.

Qual a diferença do código Swift para IBAN

O código Swift é utilizado para identificar as instituições bancárias do mundo dentro do sistema para transferências internacionais. O IBAN serve para identificar uma conta específica de um banco dentro do sistema internacional. 

No caso do cliente querer enviar uma remessa de dinheiro para o exterior ou receber, será necessário ter o IBAN, que deve ser solicitado em seu banco.

Onde encontrar o código?

O código pode ser encontrado no contrato de abertura de conta, extrato bancário ou na seção de transferências internacionais dos sistemas bancários online. Pode-se encontrá-lo no próprio site da Swift (swift.com). As buscas dentro da plataforma precisam do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro será enviado.

Essa ferramenta que é o código Swift, basta efetuar sua pesquisa, estar com o código IBAN nas mãos e realizar suas transferências internacionais. Boa sorte.

Com informação: Swift, Remessa online 1, 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Swift na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados