O que é o Sketch?

A ideia inicial de uma construção gráfica; saiba o que é o Sketch e a origem do conceito que inspirou o app de design

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é o Sketch? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Toda a construção gráfica precisa do suporte de um esboço, para ser finalizado posteriormente. Veja abaixo, o que é o Sketch, como funciona a ferramenta e a origem do conceito que nomeou a ferramenta de design gráfico para a criação colaborativa de trabalhos.

Conceito de sketch

Antes de falarmos do software, é importante entender o que é sketch. Em tradução livre, sketch significa esboço — ou seja, qualquer trabalho ou obra em estado inicial, apenas delineada ou esboçada. Também pode ser definido como rudimento ou noção inicial de alguma coisa.

Sketch é o esboço de uma ideia (Imagem: Danae Paparis/Unsplash)
Sketch é o esboço de uma ideia (Imagem: Danae Paparis/Unsplash)

E a ferramenta Sketch?

O software segue os mesmos princípios da palavra, onde o designer terá acesso às ferramentas para construir seu trabalho desde a concepção da ideia. Outro ponto marcante é a constante troca de informações e colaboração com outros designers, em tempo real.

O Sketch é um software fornece todas as ferramentas necessárias para um processo de design verdadeiramente colaborativo. De ideias iniciais a arte com pixels, protótipos jogáveis e transferência de desenvolvedores.

A plataforma é composta por um app para o sistema do Mac e uma versão web do aplicativo. A plataforma não é grátis, são 30 dias de teste e a partir disso 9 dólares mensais, na versão standard, algo em torno de R$ 50.

Tela do software Sketch (Imagem: Sketch/Divulgação)
Tela do software Sketch (Imagem: Sketch/Divulgação)

Funções do Sketch

  • Edição flexível de vetores: um conjunto de ferramentas intuitivas de edição vetorial e operações booleanas, pode-se iterar e criar padrões facilmente no trabalho — seja um ícone ou o próximo produto em qualquer estágio do processo de design;
  • Design com precisão de pixels: mais fácil aplicar zoom ao nível de pixel, alinhar as coisas perfeitamente com guias inteligentes e ajustar as camadas até que fiquem certas;
  • Trabalho unido em tempo real: colaboração em tempo real no aplicativo Mac e um conjunto de ferramentas de plataforma cruzada para feedback, compartilhamento e transferência de desenvolvedor no navegador, pode-se manter todos na mesma página;
  • Sincronização com as bases de dados: crie bibliotecas de símbolos, estilos de texto e camada e variáveis de cor. Compartilhe-os automaticamente com os colaboradores e envie atualizações que mantém todos em sincronia conforme o sistema de design evolui.

Ferramentas similares

O foco do Sketch é o trabalho colaborativo para criações de design. Existem outras ferramentas que trabalham os dois conceitos, mas ao mesmo tempo são poucas. Com uma análise livre, podemos até afirmar que o Sketch é concorrente direto do Canva, outro web app com excelentes ferramentas de criação e de fácil organização colaborativa.

O Canva é similar a ferramenta do Sketch (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
O Canva é similar a ferramenta do Sketch (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

No Canva, máscaras de uso geral e artes podem ser compartilhadas com grupos de pessoas interessadas, que podem ou não fazer modificações — de acordo com a configuração da conta mestre.

As grandes vantagens do Canva são: facilmente pode ser usado de graça, não existe sistema nativo para funcionamento. Enquanto o Sketch tem muito mais funções no app feito para o Mac.

Com informação: Sketch.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Conceito na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados