O que é SQL? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é SQL, a linguagem de programação padrão para gerenciamento e consultas em banco de dados relacionais

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Servidor de storage - imagem por grover_net
SQL é utilizada em banco de dados (Imagem: Divulgação)

SQL é a sigla para Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, em português. É uma linguagem de programação utilizada para trabalhar com banco de dados relacionais. Neste guia para iniciantes, saiba mais sobre o que é SQL e suas principais vantagens.

O que é SQL?

O SQL foi desenvolvido originalmente nos laboratórios da IBM na década de 70, tendo sido padronizado a partir da década de 80 para se tornar a linguagem padrão para gerenciamento de informações em um banco de dados relacional.

Um banco de dados relacional armazena os dados em formatos similares a tabelas, com as quais é possível construir relações entre si, facilitando a inserção e a recuperação das informações.

Com o SQL, é possível realizar consultas à base de dados informando diversos tipos de parâmetros (seguindo algumas regras e normas da linguagem), podendo obter grandes quantidades de informação de diferentes fontes (no caso, tabelas) com poucos ou até mesmo apenas uma instrução.

O que é SQL / Camille Rubin / Unsplash
Exemplo de código SQL (Imagem: Camille Rubin/Unsplash)

A linguagem também possui outros subconjuntos de operações utilizadas para gerenciar e manipular as informações e o próprio banco de dados, como inserção, atualização e exclusão de informações, criação de novas tabelas, etc.

Abaixo, um exemplo de uma consulta utilizando SQL em um banco de dados relacional, que retorna as informações (caso existam) de um usuário com o nome “Diego Melo”, na tabela “tecnoblog”.

SELECT * from tecnoblog WHERE user = "Diego Melo";

Como funciona?

Os principais comandos de SQL são:

  • SELECT: busca linhas em uma tabela de acordo com os critérios definidos;
  • INSERT: insere novas linhas na tabela;
  • UPDATE: atualiza as informações de uma ou mais linhas de acordo com os critérios definidos;
  • DELETE: remove uma ou mais linhas da tabela de acordo com os critérios definidos;

Existem outros subconjuntos de comandos também muito utilizados em bancos de dados SQL, como o CREATE, para criar tabelas, e o JOIN, LIKE e GROUP BY, que auxiliam em buscas mais complexas.

Junto dos comandos, existem as cláusulas, que são condições a serem respeitadas que definem ou modificam os dados (ou registros) que serão retornados pelas consultas. As principais são:

  • FROM: especifica a tabela a ser consultada;
  • WHERE: especifica as condições que devem reunir os registros retornados;
  • ORDER BY: ordena os registros retornados em uma ordem específica;
  • GROUP BY: agrupa os registros conforme os critérios informados;

O SQL também suporta operadores lógicos em suas consultas, como o AND, que retorna os dados caso ambas as condições da consulta sejam verdadeiras; o OR, para casos em que uma das condições é verdadeira (ou satisfeita); e o NOT, que devolve o valor contrário da expressão.

Sistemas de banco de dados que usam SQL

O SQL é apenas a linguagem de programação padrão de banco de dados relacionais. Isso significa que, apesar de ser padronizada por um órgão internacional, ela pode ser implementada com algumas diferenças em sistemas gerenciadores de base de dados distintos.

Entre os principais bancos de dados que utilizam a tecnologia, há tanto opções pagas quanto gratuitas e de código aberto. São elas:

  • Oracle Database: um dos mais utilizados no mundo, principalmente por grandes corporações. Prioriza a segurança e tem uma ampla quantidade de recursos;
  • MySQL: um dos bancos de dados SQL gratuito e de código aberto mais populares, e que também pertence a Oracle. É muito utilizado em sistemas online, como sites de comércio eletrônico, blogs e redes sociais;
  • SQL Server: criado pela Microsoft, também é muito utilizado no mercado. Pode ser baixado gratuitamente ou utilizado em serviços de base de dados oferecidos pela companhia;
  • PostgreSQL: outro popular sistema gerenciador de base de dados gratuito e de código aberto, também muito utilizado em sistemas web. Oferece recursos avançados como o banco de dados proprietário da Oracle, mas sem exigir um hardware poderoso.

Com informações: InfoWorld

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SQL na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados