Como usar o TikTok [Guia para Iniciantes]
Confira todas as funcionalidades disponibilizadas pela rede social de vídeos curtos e aprenda, de uma vez por todas, como usar o TikTok
Confira todas as funcionalidades disponibilizadas pela rede social de vídeos curtos e aprenda, de uma vez por todas, como usar o TikTok
O TikTok é o aplicativo destaque entre os jovens e influenciadores digitais. Mas, você sabe como usar a rede social de vídeos curtos? Por ser cheio de opções de customização e ter uma linguagem ágil, pode ser bastante complicado usá-lo. Felizmente, aqui nós explicamos tudo. Veja abaixo como usar o TikTok, um guia fácil para quem está começando a ter contato com a rede agora.
Ao abrir o TikTok pela primeira vez, você cairá na tela inicial, com as criações mais recentes de outros usuários que estão fazendo sucesso no app. O primeiro passo é criar uma conta na rede social, através do ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Você pode criar uma conta ou usar perfis do Facebook, Twitter e Conta Google.
Uma vez cadastrado, você está livre para criar seus próprios vídeos. Para começar a criar, basta clicar no sinal de “+” no centro da tela para abrir a ferramenta de criação.
No modo de criação, você pode captar vídeos através das câmeras do celular, definindo a duração do mesmo nas opções acima do disparador, entre 3 minutos, 15 e 60 segundos. Ou também fazer o upload de um vídeo ou imagem do seu celular. Os demais recursos na tela de criação são os seguintes:
Por padrão, você pode utilizar sons ambiente, mas o app recomenda o uso de músicas de sua biblioteca, por questões de direitos autorais. O nome da música e do autor são exibidos nos vídeos, bem como um link para a faixa que te permite salvar como favorito.
Dentro da biblioteca do TikTok, você vai ver as músicas separadas por categorias, além de uma seleção com as canções mais usadas por outros usuários. Se preferir, pode usar a ferramenta de busca na parte superior e procurar por uma canção ou artista específico que goste.
Esse recurso te permite definir qual a velocidade que você quer para o seu vídeo. As velocidades variam de: 0.3x; 0.5x; 1x; 2x e 3x.
Os filtros são separados por categorias e você pode gerenciá-los, deixando em evidência os filtros que mais usa e eliminando aqueles que não gosta tanto.
Aqui ficam os efeitos disponíveis pelo app separados pelas seguintes categorias: novos; divertido; vibes; tela verde; beleza; acessórios; interativo; edição; animais; realidade aumentada; eventos; e música.
Esses são efeitos de edição para o rosto com maquiagem e filtros para aplicar batom, arquear as sobrancelhas, afinar o nariz, entre outros.
O temporizador te ajuda a definir um limite de gravação e um timer para que você não precise apertar o botão para iniciar a gravação. O timer pode ser de 3 segundos ou 10 segundos, e o vídeo do temporizador pode ter até 15 segundos.
Uma funcionalidade exclusiva para responder mensagens recebidas de outros vídeos publicados por você. A rede social também sugere algumas perguntas que podem ser respondidas.
O modo “MV” permite a criação de apresentações animadas com música, onde você pode subir imagens. Se você preferir, pode também subir um vídeo de outra fonte e edita-lo dentro do app, com fundo musical, efeitos e filtros.
Após gravar um vídeo ou subir algum conteúdo da galeria do seu celular, o TikTok libera outras edições:
Nesse espaço, você pode cortar o vídeo gravado, ou seja, editar o início e o fim para deixar da forma que deseja.
O Tiktok libera diversos efeitos de voz para personalizar os vídeos. Entre os efeitos estão: microfone; megafone; robô; eco; entre outros.
Recurso que te permite gravar um áudio por cima do vídeo, muito utilizado em conteúdos de reações, onde na tela aparece a imagem e a narração fica ao fundo.
Esse recurso do TikTok reconhece o áudio e gera legendas para que todas as pessoas acompanharem os seus vídeos. O legal é que a rede social te permite editar a legenda caso ela não reconheça e transcreva corretamente o áudio.
Por último, a rede social permite, mesmo após a gravação do vídeo, a inserção de sons, efeitos (em que você pode selecionar a parte que deseja que o efeito escolhido entre), textos e também stickers.
Antes de publicar, de fato, o seu vídeo no perfil, o TikTok disponibiliza um espaço para inserir legenda e selecionar uma capa para o seu conteúdo, a partir de modelos prontos.
Como o próprio nome já diz, a aba é um espaço para você descobrir novos conteúdos de outros usuários da rede social. Nela, além de pesquisa na barra de busca, também é possível navegar por vídeos com efeitos, hashtags e músicas que estão populares no TikTok.
A Caixa de entrada do TikTok é onde ficam todas as atividades relacionadas aos seus conteúdos: curtidas; comentários; perguntas e respostas; menções ou marcações; e seguidores adquiridos. Nessa aba também é possível acompanhar atividades da própria rede social, como lives e atualizações.
A aba “Início”, localizada no canto inferior esquerdo, corresponde ao espaço onde você consegue navegar pelos vídeos de destaque do TikTok. Nesse espaço, existem outras abas/recursos interessantes, sendo:
No canto direito superior, no ícone de lupa, você também consegue pesquisar pelos conteúdos que deseja ver, assim como na aba “Descobrir” já comentada acima.
Agora, no canto esquerdo superior, onde é possível ver um ícone de televisão com o texto “Live”, há o espaço em que o TikTok te permite navegar por todas as transmissões ao vivo que estão acontecendo naquele momento.
Ao entrar na aba início, ela começa a mostrar os conteúdos recomendados e com mais destaque na plataforma, os chamados “Para você”, popularmente conhecida como “For you”. Ao lado dessa aba temos também a opção “Seguindo”, onde você consegue acompanhar apenas os conteúdos das pessoas que você segue no TikTok.
Por último temos a aba de perfil na rede social. Nele é possível:
O TikTok é um aplicativo de rede social para iPhone (iOS) e Android que permite aos usuários gravarem vídeos curtos, onde podem escolher um fundo musical e dublar a letra, inserir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade da forma que desejar, já que são muitas possibilidades.
O aplicativo original, que se chamava Musical.ly, permitia usar recursos de sincroniza labial, removidas quando a empresa responsável foi comprada pela ByteDance e o seu app foi fundido a outro que já se chamava TikTok.
O app foi desenvolvido tendo como alvo principalmente músicos e influenciadores digitais, que rapidinho trataram de adotar e promover o TikTok para os seus fãs e seguidores. Talvez por isso, hoje, a rede social seja tão famosa entre os fãs.