Chrome 76 vai impedir site de detectar aba anônima para aplicar paywall

Em beta, Google Chrome 76 também vai aumentar restrição sobre o Flash

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Google Chrome

O Google Chrome 76 só deve ser lançado no fim de julho, mas a versão beta já está disponível e revela duas novidades interessantes. A primeira é o suporte ao Flash, que continua existindo, mas de modo ainda mais restrito. Já a segunda vai impedir que sites detectem quando o acesso está sendo feito via navegação anônima para aplicar paywall.

Ambas as novidades foram reveladas por Paul Irish, um dos desenvolvedores do Chrome.

Com relação ao Flash, o aumento da restrição já era esperado. A Adobe sinalizou com a intenção de descontinuar de vez o suporte a esse formato até o final de 2020. Por conta disso, o suporte nos navegadores vem sendo reduzido gradativamente.

No Chrome não é diferente. Atualmente, elementos em Flash são bloqueados por padrão no navegador, mas o usuário pode ativá-los manualmente caso queira executá-los.

Porém, no Chrome 76 beta, nem isso é possível, a não ser que o usuário mude a configuração padrão do navegador. Para tanto, é necessário digitar chrome://settings/content/flash na barra de endereços e habilitar a opção “Perguntar Primeiro”. No atual Chrome 75, ela vem ativada; na versão 76, não.

Mas, certamente, a mudança mais impactante é a função que impede sites de detectar acessos feitos via janela anônima ou privada. Esse recurso é muito usado em sites que tentam evitar que o usuário recorra a esse modo para escapar do paywall.

É o caso, por exemplo, do New York Times. Se você acessar uma página do site via aba anônima, verá que o conteúdo estará bloqueado. No Chrome, é possível identificar se abas privada estão abertas porque, nessa condição, a API FileSystem fica desativada.

A partir da versão 76, o Chrome mudará essa API de modo a evitar que ela “denuncie” janelas anônimas.

Entre outras novidades esperadas para a nova versão estão incrementos no modo escuro. A ideia é permitir que sites exibam automaticamente páginas escuras tendo como base as preferências do usuário.

O Chrome 76 beta pode ser baixado aqui. A versão final tem lançamento previsto para 30 de julho.

Com informações: 9to5Google.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares