Google pagará multa bilionária por monitorar atividades na aba anônima

Após três anos de processo, Google aceitou acordo de processo que pedia US$ 5 bilhões por monitorar dados na aba anônima, mas deve pagar valor menor

Felipe Freitas
Por
Ilustração com a marca do Google Chrome
Chrome monitorava usuários até na aba anônima, mas terá que pagar uma indenização por isso (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Na última quinta-feira (28), o Google aceitou pagar uma multa por monitorar as atividades dos usuários na janela anônima (chamada popularmente de aba anônima). O processo foi aberto em 2020 e revelou que, mesmo no modo de navegação privada, o Google ainda registrava algumas atividades dos usuários. A ação judicial pedia uma indenização de US$ 5 bilhões, mas a big tech pode ter feito um acordo por um valor inferior — mas ainda bilionário.

Para quem desconhece a janela/aba anônima ou não foi adolescente depois dos anos 2000, esse modo de navegação privada foi desenvolvido para não salvar os dados do usuário no navegador. Assim, quem quer abrir alguma rede social em PC compartilhado ou acessar aquele outro site com “X” no nome, pode usar o modo anônimo para não salvar o histórico, cookies ou não deixar uma conta logada.

O Google Chrome faz isso normalmente, porém, a sua criadora ainda rastreava e registrava algumas atividades para gerar dados para o Google Ads e monitorar o tráfego nas páginas. Depois, essas informações eram ligadas ao perfil do usuário no Chrome. Traduzindo, o Google seguia usando as páginas anônimas lucrar com anúncios. Isso era feito, pelo menos, desde junho de 2016.

Como abrir uma Guia Anonima
Pelo menos entre 2016 e até a revelação do caso, essa mensagem do Chrome era mentira (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Valor de acordo será revelado em fevereiro

O valor final da multa da qual o Google terá que pagar aos autores do processo será revelado em 24 de fevereiro, quando o tribunal responsável pelo caso irá aprovar o acordo entre as partes, colocando o fim em uma novela que começou em 2020 — e que teve um spin-off em 2022.

O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não é de interesse de nenhuma empresa divulgar esses valores por conta própria. Parafraseando um grande humorista, “aguarde o fim do processo” para saber quanto o Google terá que pagar para os usuários afetados.

No processo, os autores acusaram o Google de violar a lei federal sobre grampos telefônicos (que inclui o rastreio em outros dispositivos) e a legislação do estado da Califórnia sobre privacidade. Na audiência de aprovação do acordo, mais detalhes sobre os usuários aptos a receber também serão disponibilizados.

Com informações: Washington Post, Ars Technica, Reuters e Engadget

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados