O que é um famiclone?

Conheça uma febre que tomou conta do Brasil durante os dias de reinado do console Nintendinho e descubra o que é um famiclone

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Os famiclones foram muito populares no Brasil (Imagem: Fábio Dedini)

Com a explosão em popularidade do Nintendo Entertainment System na década de 80, muitas empresas no Brasil e no mundo passaram a produzir versões mais baratas do console. Desta forma, um alto número de brasileiros tiveram seu primeiro contato com o NES através destas cópias vindas das mais distintas empresas. Conheça o que é um famiclone.

Como começou?

Após o estrondoso lançamento do NES nos Estados Unidos, muitas empresas e jogadores queriam um pedaço dessa brincadeira. Porém, em países de terceiro mundo, a situação financeira não ajudava muito a importar o console. Desta forma, adquirir um Nintendinho ou até mesmo um Famicom era caro e difícil.

No Brasil, a Lei de Reserva de Mercado impedia a entrada de empresas estrangeiras sem que o controle das ações fosse nacional. Sendo assim, corporações brasileiras tinham em mãos um cenário perfeito para produzir seus próprios consoles de videogame usando o Nintendinho como base. Os chamados famiclones nasceram no país a partir daí.

Em suma, um famiclone é um console que é uma cópia mais barata do NES ou Famicom. Utiliza-se peças que não tem a mesma qualidade, mas que fornecem uma experiência similar ou a mais próxima possível do Nintendinho oficial.

Os cartuchos também eram clones dos jogos originais, muitas vezes até mesmo com traduções brasileiras como “Os Super Irmãos” ou “Caça ao Pato”, respectivamente Super Mario Bros. e Duck Hunt. Lembrando que os famiclones aceitam cartuchos originais.

Ainda são produzidos?

A indústria de famiclones continua produzindo consoles de forma esporádica. Por causa do aumento de popularidade na área de retrogame, muitas empresas americanas e ao redor do mundo trazem para os jogadores novas opções para a jogatina de 8 bits.

Empresas como a Hyperkin e a Retrobit lançaram entre 2018 e 2021 novos modelos de seus famiclones, por exemplo, mas sempre com adições como saída HDMI e controles sem fio. Por outro lado, aqui no Brasil nenhuma empresa lança um novo sistema desse tipo há bastante tempo.

Famiclone da Hyperkin
O RetroN 1 AV é um famiclone da Hyperkin lançado em 2021 (Imagem: Hyperkin)

Famiclones mais famosos no Brasil

Durante o fim dos anos 80 e boa parte da década de 90, os famiclones tiveram grande popularidade em terras brasileiras. Diversas empresas lançaram suas versões do NES, enchendo locadoras e lares com consoles, cartuchos e controles.

Os mais famosos foram o Phantom System da Gradiente, o Turbo Game e o Top Game da CCE, o Dynavision II da Dynacom e o Hi Top Game da Milmar. Consoles como o PolyStation da China e o Dendy da Rússia também chegaram no Brasil onde tiveram sucesso.

Agora que você sabe o que é um famiclone, conta pra gente se já teve um desses curiosos consoles.

Com informações: Campo Grande News.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados