O que são jogos FPS?

Saiba tudo sobre os jogos FPS: o que eles são, quais suas principais características e conheça alguns dos melhores títulos do gênero

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Definição de jogos FPS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os jogos FPS fazem parte de um dos gêneros mais populares da indústria dos games, movimentando milhões de dólares todos os anos. A origem vem dos primeiros jogos em primeira pessoa ainda nos anos 1980, mas foram os títulos lançados na década seguinte que definiram suas convenções, seguidas até hoje. Abaixo, conheça mais detalhes sobre esse tipo de jogo e sua história.

Os jogos FPS (ou First-Person Shooters, em inglês) são exatamente o que o nome descreve: jogos em que a visão do personagem é em primeira pessoa e a mesma do jogador, para maior imersão. Títulos do gênero são geralmente focados em tiro, ação com armas de fogo ou brancas para combate corpo a corpo, com algumas variações.

Por via de regra, o jogador não é capaz de ver o personagem que controla por completo, exceto em algumas cenas, ou usando elementos de cenário que sirvam como espelhos. As únicas partes visíveis são as mãos em geral, portando as armas e/ou equipamentos que você tem à disposição.

As principais características de um jogo FPS são a visão ampla do personagem. Dessa forma, o jogador é colocado em uma posição no mapa que permite a visualização de todo o ambiente à sua volta.

Counter-Strike: Global Offensive (Imagem: Divulgação/Valve)
CS:GO é um dos jogos FPS mais jogados do mundo (Imagem: Divulgação/Valve)

Além disso, o foco é no combate, preferencialmente com armas de fogo mas também pode incluir armas corpo a corpo, e grande quantidade de inimigos a serem combatidos. Caso o jogo seja um multiplayer, os jogadores se organizam em times que se enfrentam, até que um lado saia como vencedor.

Um pouco sobre a história

Os jogos FPS são uma evolução de títulos em primeira pessoa lançados nos anos 1980 para computadores. O primeiro jogo a simular um ambiente em três dimensões foi Wolfenstein 3D (1992), seguido por DOOM (1993), que se tornou um dos mais populares do gênero FPS.

Na segunda metade dos anos 1990, diversos jogos surgiram, servindo como base para os títulos mais modernos, como Duke Nukem 3D e Half-Life. Durante os anos 2000, outras séries surgiram e se tornaram extremamente populares, como Halo, Crysis e Far Cry.

Hoje, entre os jogos que mais se destacam estão Destiny 2, Apex Legends, Overwatch, CS:GO. Além disso, franquias como Call of Duty, Battlefield seguem fazendo sucesso entre os fãs.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Tiro em primeira pessoa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados