O que são jogos musou? Conheça exemplos famosos do gênero

Derrotar hordas de inimigos com golpes devastadores é apenas uma das características dos jogos musou; conheça mais sobre o gênero

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Samurai Warriors é uma série de musou bastante conhecida (Imagem: Divulgação / Koei Tecmo)

Não há muitos estilos de jogos como o musou por aí. Ele traz um combate com aquele jeitão de hack ‘n slash ao mesmo tempo que foca em estratégias de um campo de batalha. Além disso, por oferecer personagens variados, esse gênero acaba funcionando em quase qualquer série de animação japonesa. Pode parecer estranho, mas tudo se encaixa muito bem. Nas linhas a seguir, você vai conhecer mais sobre o assunto. Venha comigo!

Considerado como um gênero de nicho, o musou se tornou popular graças a empresa japonesa Koei Tecmo, através de suas franquias Samurai Warriors e Dynasty Warriors. O próprio nome do estilo veio dessas obras, pois há um golpe super poderoso chamado “musou”, que pode ser acionado quando a barra do personagem estiver cheia.

O resultado é um ataque devastador, capaz de derrotar dezenas de inimigos ao mesmo tempo.

Falando em quantidade de oponentes, essa é outra característica marcante do gênero que está presente em todos os seus representantes. Em cada fase, o jogador se encontra em um mapa com vários setores e centenas de adversários.

É preciso usar seu arsenal variado para vencer os inimigos, dando uma sensação de que seu personagem é extremamente forte.

Além disso, há missões que tentam representar uma guerra por território. É preciso dominar setores derrotando líderes, por exemplo. É claro que há quase sempre um confronto contra um chefe de fase para apimentar as coisas, movimentando a narrativa e trazendo um pouco mais de desafio para a peleja.

Por último, vale destacar o elenco de personagens jogáveis. São muitos, cada um com seu próprio estilo de combate. Já que os jogos musou oferecem ganho de nível, o jogador pode escolher seus favoritos e aumentar ainda mais suas forças.

Agora que você já entende mais sobre o assunto, conheça cinco exemplos famosos desse estilo:

1. Dynasty Warriors

É impossível falar do gênero sem mencionar a série que deu vida ao musou. Com mais de 20 anos nas costas e nove games em sua série principal, a franquia Dynasty Warriors encabeça essa lista por motivos óbvios.

Seu primeiro jogo veio como um spin-off de outra série chamada Romance of the Three Kingdoms, baseada em uma série de livros de mesmo nome. Sua história envolve vários guerreiros famosos da história chinesa e oriental como um todo.

2. Fire Emblem Warriors

Pegando alguns dos personagens mais populares da série de RPG tático da Nintendo, a franquia Fire Emblem Warriors é um jogo que chama a atenção por ter se encaixado tão bem no gênero musou.

No primeiro título, a narrativa se passa em uma dimensão alternativa na qual dois reinos se enfrentam por poder. Já o segundo game é baseado na história de Three Hopes, uma aventura exclusiva do Nintendo Switch.

3. Hyrule Warriors

Mais uma série da Nintendo que decidiu se aventurar pelo gênero. Hyrule Warriors coloca nomes como Link e Zelda em fases enormes contra dezenas de inimigos. Até o momento de publicação deste artigo, dois títulos chegaram às lojas.

O primeiro segue uma linha similar a de Fire Emblem Warriors, com uma dimensão paralela na qual vários personagens se encontram. Já Age of Calamity dá a entender que se passa antes dos eventos de Breath of the Wild. De qualquer forma, são duas obras que valem a atenção dos fãs.

4. One Piece: Pirate Warriors

Um dos animes mais populares de todos os tempos recebeu uma empreitada no estilo pelas mãos da Bandai Namco. A série One Piece: Pirate Warriors segue a narrativa da animação, sempre adicionando personagens e vilões das temporadas.

Mesmo se a pessoa não for entusiasta do gênero, é difícil não se empolgar se for um fã das aventuras de Luffy e do bando do chapéu de palha.

5. Dynasty Warriors: Gundam

Levando as batalhas para territórios diferentes como lagos e até o espaço, os jogos da série Dynasty Warriors: Gundam fazem com que o jogador assuma o papel de robôs gigantes.

A partir daí, a jogabilidade consagrada é mantida, com grandes desafios e momentos empolgantes para quem é fã da franquia. Apenas quatro títulos foram lançados até agora, porém todos são marcantes de sua própria maneira.

Agora que você já conhece mais sobre os jogos musou, acredita que outras séries de anime ou de games se dariam bem no gênero? Atualmente eu não consigo largar os títulos da série Fate/Extella no Nintendo Switch, sua jogabilidade é divertida e a história totalmente maluca.

Conta pra gente a sua opinião!

Com informações: Koei Tecmo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Samurai Warriors na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados