O que são pegadas digitais?
Exposição comportamental; saiba o que são pegadas digitais e como prevenir os rastros que podem se tornar um incômodo
Exposição comportamental; saiba o que são pegadas digitais e como prevenir os rastros que podem se tornar um incômodo
Usamos diariamente a internet, apresentamos nossas opiniões e comportamentos, isso é exercer a liberdade? Veja abaixo, o que são pegadas digitais e como essas informações que deveriam apenas facilitar o nosso acesso à rede podem se tornar rastreáveis ao ponto de virarem verdadeiros incômodos para os usuários.
Quando publicamos algo na internet, pode ser quase impossível de apagar. Ao atualizar a página do Facebook, compartilhar os resultados de um teste ou visitar um site que instala cookies – praticamente todos, mais de 75% – e coleta seus dados, estamos criando um rastro de atividades online.
Com um olhar superficial, pode até parecer tranquilo e útil. Pense bem, de fato daria uma lista de tudo o que se faz na internet – de forma privada – para um desconhecido? Proteger o hábito de navegação e o tempo que se passa na internet é a melhor prevenção contra exposição de informações pessoais.
Sem levar em conta as intenções – boas ou ruins – dos “rastreadores”, pode-se descobrir muito sobre o usuário, analisando as pegadas digitais. É fácil determinar com o que se trabalha, onde mora, hábitos de tempo livre, os comportamentos online definem muitas características de personalidade.
Vamos dar uma olhada em quais os tipos de pegadas online deixamos para trás quando navegamos na internet.
Se pudermos resumir, basicamente as suas pegadas online são usadas para marketing. Saber os assuntos que interessam o usuário, o que pesquisa para efetuar compras, desejos de aquisição, fazem os profissionais focarem determinadas comunicações para que impulsivamente se faça a compra.