O que é engajamento no Facebook?

Interação; saiba o que é engajamento no Facebook e descubra como essa situação pode tornar seus posts mais relevantes

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano

Visualizações são uma métrica de exposição, simplesmente. Veja abaixo, o que é engajamento no Facebook e como comentar, curtir, compartilhar podem tornar sua postagem muito mais relevante. Nas redes sociais, não basta visualizar, é necessário interação ou engajamento.

Engajamento no Facebook é a métrica de interação com seu público (Imagem: William Iven/Unsplash)

O que é engajamento no Facebook

A definição básica de engajamento no Facebook, de acordo com a Meta, é a quantidade de curtidas (pessoas aprovando a qualidade do post), os comentários que geram discussão sobre o assunto e o número de compartilhamentos, que expandem a área de atuação daquela postagem. Resumindo, engajamento é toda a ação que outro usuário faz em relação ao seu post.

Os exemplos mais comuns são curtidas, comentários e compartilhamentos, mas também podem incluir check-ins em sua localização ou marcá-lo em uma postagem. O engajamento também indica que seu público está, bem, engajado.

Um público engajado deseja interagir com sua marca, algo que todo profissional de marketing ou pretendentes a influenciadores digitais devem buscar.

Como gerar engajamento no Facebook

Algumas táticas podem ser seguidas para aumentar o volume de engajamento na página de sua empresa ou pessoal. Vamos citar algumas para ajudá-lo nessa missão.

1. Ensinamento, entretenimento, informação ou inspiração.

A base para gerar engajamento em sua página ou postagens é essa: foque no conteúdo para que um desses pilares seja ativado no público. Auxiliar o público a resolver algum problema, ser divertido para transformar o dia de alguém, um fato novo e não muito debatido em sua região ou aquele pensamento que pode motivar os outros.

2. Estude o seu público

Aquilo que achamos engraçado ou inspirador, não é relevante se buscamos engajamento. Para criar o engajamento no Facebook é necessário estudar o que seu público gosta, a informação que precisa, o que os motiva na vida.

Se o objetivo é criar engajamento, nossas preferências pessoais não são ferramentas. A página é para o público e não um diário pessoal.

3. Seja rápido e prático

A maioria do público que utiliza o Facebook o faz em seus aparelhos celulares, a média de tempo para absorver cada conteúdo é de 1,7 segundos. Ou seja, ser prático e sucinto para passar a mensagem é fundamental. Caso seja necessário um texto maior, foque em iniciar com uma “grande chamada” que prenda o interesse do seu público.

4. Escolha ótimas imagens

O Facebook já revelou que postagens que contém imagens, em média, geram um volume de engajamento maior que posts de texto. Com a velocidade do consumo, a informação visual chega mais rápido ao cérebro do público. Uma imagem chamativa, com um bom gancho de texto, é a melhor estratégia para gerar engajamento.

5. Se fizer vídeos, faça ao vivo

Assim como as imagens, os vídeos têm um grande apelo para o cérebro do público. Mas, outras análises do Facebook já indicaram que vídeos ao vivo são até 6x maior em questão de engajamento do que simplesmente postar um vídeo.

6. Faça perguntas

Uma excelente forma de gerar engajamento de comentários em seu post do Facebook é fazer perguntas que as pessoas sentirão vontade de responder. Esteja preparado para as respostas, você é o mediador do debate.

7. Use os stories do Facebook

Assim como no Instagram, os stories do Facebook aparecem no topo de tudo, qualquer usuário ao abrir o app do Facebook fará contato visual, primeiramente, com os conteúdos dos stories.

Mantendo postagens recorrentes, seu lugar na “fila” de apresentação será sempre mantido nas primeiras posições. A ferramenta do stories é excelente para “pescar” o público para postagens de sua página e aumentar o engajamento.

Agora já sabemos o que é engajamento no Facebook. Essas simples dicas vão dar força à sua página na busca por engajamento e suas postagens serão muito mais relevantes. Boa sorte!

Com informações: Facebook, Hootsuite

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Meta na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados