Se você trocou de número de telefone (alterou o seu SIM card) para um número novo, é possível que tenha recebido uma mensagem informando que seu número de telefone já está no WhatsApp. Isso acontece porque você pode ter pego um chip reciclado. Isto é, já pertenceu a outra pessoa no passado, a linha foi cancelada e passada para você.

Conforme explica o WhatsApp, todas as contas do aplicativo são associadas a um número de telefone. O número do seu SIM card é como se fosse seu username/login.

Porém, é comum que operadoras de celular reutilizem os números de telefone de clientes que cancelaram a linha ou que, por falta de uso, recarga ou pagamento, deixaram que a linha ficasse inativa. O problema, é que isso, às vezes, pode acontecer sem aviso. Alguns casos polêmicos estão disponíveis para apreciação no Reclame Aqui.

É possível que o proprietário anterior do seu número já tenha utilizado o WhatsApp com este mesmo número em algum momento, dado que o aplicativo é muito popular.

“Se o proprietário anterior do número não apagou a conta do WhatsApp associada a esse número, pode ser que você e seus contatos vejam o seu número de telefone no WhatsApp antes de você ativar uma conta nova. Você também poderá ver a foto de perfil de outra pessoa associada ao seu número de telefone”, explica o FAQ.

Porém, não se preocupe.

Ainda de acordo com a plataforma, isso significa apenas que a conta anterior não foi apagada e ainda contém informações antigas. Mas não quer dizer que o proprietário anterior do número possui acesso a sua conta do WhatsApp com este número. 

“Suas conversas e outras informações do WhatsApp estão seguras”, diz o tira dúvidas.

WhatsApp monitora conta inativa e chip reciclado

O WhatsApp afirma que para evitar e minimizar (isso quer dizer reduzir, mas não impedir) confusões com números reciclados, monitora a inatividade nas contas do app. 

“Se uma conta não for utilizada por 45 dias e então passa a ser ativada por um novo usuário ou reativada em um aparelho diferente, nós vemos isso como um sinal de que o número foi reciclado. Neste momento, removemos a informação antiga da conta associada a este número, como a foto e o recado”, completa.

Como o usuário antigo perdeu o acesso ao número, ele não pode, por exemplo, fazer login novamente e “roubar a sua conta”. Portanto, não se desespere com isso. É possível, no entanto, que contatos antigos dessa pessoa possam procurá-lo nele. 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados