Qual cartão de memória é indicado para o Nintendo Switch?

Acabou o espaço de armazenamento? Saiba qual cartão de memória microSD é recomendado para o Nintendo Switch

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Nintendo Switch

O Nintendo Switch tem um espaço muito pequeno para salvar os jogos na memória interna. Os 32 GB se esgotam rápido se o jogador optar por jogos em mídia digital (os baixados da eShop). Felizmente, há possibilidade de expandir o armazenamento e transferir os jogos para um microSD. Se está em busca de um cartão de memória para o Nintendo Switch, saiba qual é o indicado pela fabricante.

Qual cartão de memória usar no Nintendo Switch

O formato suportado pelo Nintendo Switch é o microSD e não há limite de armazenamento especificado — que pode chegar até 2 TB (e custar mais caro que o próprio videogame).

No entanto, há algumas compatibilidades com o console:

  • Padrão UHS-I (Ultra High Speed Phase I)
  • Velocidade de transferência de 60 MB a 95 MB por segundo.

O padrão UHS de Classe 1 determina o tipo de barramento do cartão microSD. Essa classificação (UHS-I) consegue alcançar uma taxa de transferência máxima de 104 MB/s, o que é até superior aos 95 MB/s suportados pelo Switch. Então, no melhor cenário, já supre as necessidades do console.

Como saber esses padrões:

Os cartões devem ter essas informações impressas na parte frontal. Peguemos os exemplos da SanDisk e Kingston: repare no “I” à frente do texto “MicroSDXC”.

cartão de memória para o nintendo switch

Em alguns casos, pode haver a impressão do numeral “1” ou “3” dentro da letra U, como ocorre na segunda imagem, no microSD da Kingston. Essa informação está relacionada à velocidade mínima de gravação do cartão de memória: 10 MB/s para U1 e 30 MB/s para U3.

Alguns cartões (caros, inclusive) têm a inscrição “MicroSDXC II”, o que indica o uso de outro tipo de barramento que atinge velocidades maiores — porém, esse tipo não é suportado pelo Switch.

microsdxc II

Saiba mais:

Recapitulando:

CaracterísticasCartão recomendado ✅Cartão não suportado 🚫
BarramentoUHS-IUHS-II
Texto impressoMicroSDXC IMicroSDXC II

Observação: a Nintendo tem uma parceria com a SanDisk para fazer cartões de memória personalizados (como o amarelo acima). Isso não quer dizer que os outros não servem para o videogame. Desde que estejam dentro das especificações sugeridas, devem suprir a necessidade do console.

O que é armazenado no cartão?

  • Jogos;
  • Conteúdos adicionais (DLC);
  • Dados de atualizações;
  • Capturas de tela ou vídeos.

O único arquivo que não é salvo no microSD são os dados de salvamento dos jogos. A Nintendo tem uma restrição quanto a isso, para evitar que os jogadores compartilhem esse arquivo para evitar trapaças. Alguns jogos podem ser salvos em nuvem, com uma assinatura do Nintendo Switch Online, enquanto outros apenas no console.

Com informações: Nintendo, SanDisk, SD Association.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados