Tudo sobre o Facebook Creator Studio [Guia]

O Estúdio de Criação do Facebook te ajuda a gerenciar suas páginas e perfis do FB e Instagram. Veja o que é possível fazer

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
facebook creator studio

O Facebook Creator Studio é uma ferramenta para quem deseja publicar, gerenciar, monetizar e medir o desempenho do conteúdo em todas suas páginas do Facebook e Instagram. Ele é especialmente útil para quem lida com o marketing digital de empresas nas redes sociais.

Para que serve o Facebook Creator Studio?

A princípio, o Estúdio de Criação do Facebook pode parecer apenas uma opção para gerenciar as postagens e programar posts sem ter que recorrer a apps de terceiros, mas ele vai além da biblioteca de conteúdos.

Algumas das coisas que você pode fazer com páginas do Facebook pelo Creator Studio:

  • Carregar, compor e agendar publicações;
  • Gerenciar o conteúdo de todas as páginas: visualizar, filtrar e pesquisar vídeos, fotos, links e textos, além de editar, impulsionar ou excluir publicações individuais;
  • Ver o desempenho do conteúdo e métricas sobre sua estimativa de ganhos;
  • Enviar mensagens para fãs e comentar nas publicações;
  • Proteger seu conteúdo com direitos autorais;
  • Baixar música e sons gratuitos para incluir nos vídeos.

E com perfis do Instagram:

  • Ver o desempenho das publicações;
  • Usar filtros para pesquisar conteúdos e encontrá-los facilmente;
  • Audience Insights: entender quem são seus seguidores e como são os hábitos de consumo de conteúdo deles;
  • Ver o alcance e o total de impressões dos conteúdos.

Para ter acesso ao Estúdio de Criação com contas do Instagram, é necessário ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo.

O Facebook Creator Studio pode ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo para Android e iOS (iPhone e iPad). No entanto, vale ressaltar que o app não tem todas as opções da ferramenta  talvez seja melhor acessá-la pelo desktop.

estudio de criação do facebook

Agendar posts

O agendamento de posts é um grande aliado para quem administra páginas comerciais. Ele te ajuda a ganhar tempo – é possível deixar várias postagens programadas — e a planejar seus posts.

Com o Estúdio de Criação, as postagens das duas redes sociais — Instagram e Facebook — podem ser agendadas.

Siga os passos abaixo para agendar conteúdos:

  1. Clique em “Criar publicação”, no menu lateral esquerdo;
  2. Preencha as informações do post normalmente;
  3. Clique na seta ao lado do botão “Publicar” e depois em “Agendar”;
  4. Escolha a data e hora da publicação e clique em “Programar”.

Você também tem a opção de criar posts retroativos ou salvá-los. Por enquanto, stories não podem ser agendados pela ferramenta, apenas publicados na mesma hora.

Biblioteca de Conteúdos

A biblioteca te dá uma visão geral dos conteúdos publicados e programados. Com ela, você consegue se planejar e ver para quando (dia e horário) os posts foram agendados.

Se você tem várias páginas, pode usar os filtros para pesquisar por postagens específicas no Facebook Creator Studio e ter um maior controle das publicações:

  • Busca por tipo de post: vídeo, fotos, links, texto;
  • Busca por status do post: postado, programado, em rascunho;
  • Busca por tempo: dia, mês ou ano que foi postado

biblioteca de conteúdos facebook

Audience Insights

Os dados de audiência são importantes para quem deseja ir além de apenas publicar o conteúdo.

Se você quer fazer sua página ou perfil crescer, considere olhar essas informações e entender como é o comportamento do seu público — assim, as postagens podem ser mais assertivas e menos baseadas em achismos.

Para ver os dados de audiência, clique em “Informações” > “Visão geral” no Facebook Creator Studio. Algumas das informações disponíveis:

  • Fidelidade do público
  • Retenção (por quanto tempo permaneceram no post)
  • Audiência: detalhes como idade e sexo do público
  • Performance (número de likes e visualizações, quantas vezes os posts foram vistos etc)

Também existe uma análise à parte para resultados de vídeos e stories.

Monetização

A monetização está disponível para algumas páginas — são diferentes fatores que determinam se uma página pode ou não monetizar os conteúdos.

Se a sua é uma delas, a rede social vai te mostrar as suas estatísticas e apontar quais são os fatores que podem melhorar, como número de seguidores, engajamento e minutos visualizados.

Se você não for qualificado para a monetização, o Facebook também te indica o que é necessário para cumprir todos os requisitos e se tornar elegível.

Inbox

O inbox reúne todas as mensagens enviadas para suas Pages do Facebook e DMs enviadas para perfis no Instagram, além de comentários.

É uma alternativa para interagir com o público, pois dá uma visão geral do que foi respondido e o que ainda está pendente.

Direitos autorais

O Facebook Creator Studio permite que você proteja seus conteúdos postados no Facebook e Instagram. Para isso, é preciso se inscrever no Rights Manager.

Se tudo der certo, o Facebook vai entrar em contato e, depois disso, você conseguirá ver as informações relacionadas aos direitos autorais na aba “Rights Manager”, no menu lateral do Estúdio.

Com informações: Facebook for Business

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre facebook creator studio na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados