Photoshop na ponta dos dedos

Testamos o Adobe Photoshop Touch para Android e iPhone (US$ 5)

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 2 semanas

Adobe liberou ontem a versão para celulares da sua poderosa ferramenta de edição de imagens, graça que os tablets já possuíam. Sim, amigos, o Photoshop Touch agora também está disponível para telinhas. Mas, será que dá samba editar de forma profissional uma imagem num smartphone, seja ele Android ou iPhone? Fui averiguar. Eis ao resultado.

Adobe Photoshop Touch

A primeira dúvida que eu tive ao abrir a app era se um smartphone tem poder suficiente para rodar um pequeno Photoshop. E a resposta é: sim! Encontramos todas as funções básicas da versão para computador por lá: camadas, efeitos artísticos, curva de saturação do RGB separadinho por canais, ajustes de iluminação, clone, blur… Tudo isto e bem mais.

Para trabalhos que exijam seleção é quase obrigatório o uso de uma stylus (aquela canetinha especial para telas de tablets e smartphones). Experimentei usar com a ponta dos dedos e com uma stylus da Targus, que não chega a ser um modelo profissional. O resultado com a stylus é muito superior. A seleção livre fica com boa precisão.

A possibilidade de trabalhar com camadas potencializa a criatividade e você pode encarar um trabalho no celular com a mesma seriedade que usaria num computador. É possível trabalhar com efeitos separados, em cada camada. E até mesmo adicionar fotos que podem ser tiradas com a câmera do celular, tudo ali, na hora.

6
7

O Photoshop Touch para celulares tem até mesmo uma coleção de fontes próprias. Dá para modificar e adicionar efeitos a qualquer momento, como se fossem algo similar a vetores.

Minha segunda dúvida foi: dá para trabalhar com um editor de imagens numa tela tão pequena como a de um smartphone? Dá pra trabalhar satisfatoriamente. Não é tão confortável como seria num tablet, mas para uma edição rápida, ele executa bem seu trabalho. Vale lembrar que o smartphone usado nesta análise foi um Nexus 4 (4,6 polegadas), deu samba. Poderia ser melhor se numa tela grande como a de um Galaxy Note II (5,5 polegadas), mas acredito que na tela de um iPhone 4S (3,5 polegadas) a experiência não deve ser muito boa.

No Photoshop Touch para smartphones, você tem duas opções de exportar seu trabalho, formato .jpg ou .png. Caso queira salvar o projeto no formato nativo do Photoshop (.psdx) a única possibilidade é o Adobe Cloud Drive, que custa 40 dólares por ano, 2 GB de espaço na nuvem. É possível testar o serviço por 30 dias sem custo.

11

No geral, o Photoshop Touch para smartphones é uma app que fica no meio caminho entre ferramenta rápida e diversão para quem gosta de edição de imagens. O preço de 5 dólares (aprox. 10 reais) é irrisório perto das possibilidades de uso e não custa lembrar que o irmão maior sai por 40 reais por mês. Para o designer que curte brincar de manipulação de imagens enquanto espera ser atendido no dentista, este app é ideal para você!

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados