Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Qualcomm apresenta nova linha de processadores Snapdragon

Ontem a Nvidia anunciou a evolução do seu processador Tegra, e hoje foi a vez da Qualcomm demonstrar suas novidades. Em uma apresentação que destaca uma nova geração que depende de tecnologias móveis em suas vidas, a fabricante mostrou dois novos processadores móveis: o Snapdragon 600 e o topo de linha Snapdragon 800.

A aposta é alta performance com um baixo consumo de energia. O Snapdragon 600 é um processador quad-core que roda a 1.9 GHz, com processador gráfico Adreno 320 e a promessa é de 40% mais performance em relação à Snapdragon S4 Pro.

O chip é tão pequeno que quase não dá pra ver direito (Imagem: The Verge)

O chip é tão pequeno que quase não dá pra ver direito (Imagem: The Verge)

Entretanto, as mudanças do Snapdragon 800 realmente surpreendem: o processador quad-core de 2.3 GHz aliado ao processador gráfico Adreno 330, o novo processador permite que vídeos sejam capturados e reproduzidos na resolução Ultra HD (também conhecida como 4K), suporte para até quatro câmeras, permitindo imagens de até 55 megapixels. De acordo com a fabricante, a performance é 75% maior em relação à antiga geração de processadores.

Outra novidade que agrada e destaca a Qualcomm em relação ao concorrente Tegra é a conectividade de rede: o Snapdragon 800 possui suporte a redes 4G LTE Advanced, que podem chegar a até 150 Mbps, além de suportar o novo padrão de redes Wi-Fi 802.11ac, que permite transmissões sem fio com velocidades de até 1.3 Gbps.

A nova linha de processadores não se concentra apenas smartphones e tablets, uma vez que Smart TVs e reprodutores de mídia também poderão adotar o novo chip. Os dispositivos com a nova linha de processadores estarão disponíveis comercialmente no meio do ano.

Acompanhe a cobertura da CES 2013 pelo Tecnoblog

14 Comentários (Deixe o seu!)

  • YanGM
    1c

    1 minuto de luto para aqueles que compraram algum produto da geração anterior.
    Desde que eles cumpram a promessa de economia de energia, fará sentido comprar um quad-core.

    • Comprar celular está que nem comprar computador, você compra passa 3 dias já esta defasado, ._.

  • TaylerPadilha
    1c

    Nossa velho!
    Olha os nros. do Snapdragon 800!!! Eu não estou crendo!

    Tadinha da nVidia. =/

  • Dougteles
    11c

    Eu só lamento pra quem comprar um S3 ou Note 2 achando que seriam os tops de linha :De

  • Gabriel
    923c

    A briga está ficando boa, agora só falta saber o que a Samsung prepara para o SIV. Vejamos se a linha S perderá a posição de “flasgship” do Android ou se a Samsung continuará dominado o setor high-end…

  • Dougteles
    11c

    E se quiser competir, a Apple vai ter que pular do 5 pro 6 em vez de 5S

    • Gabriel
      923c

      Por mais irônico que seja, o problema da Apple está no software e não no hardware.

      O A6 do iPhone briga com o Exynos rodando com 2 núcleos a menos e menos clock, então ela está com uma boa arquitetura em mãos. Dessa forma, eles conseguem boa autonomia com uma bateria de “apenas” 1440 mAh no iPhone 5.

      A Apple consegue manter a posição no hardware, mas o iOS já não é unanimidade faz tempo.

    • Claudio H.
      541c

      Concordo em partes. Com esses lançamentos na CES, e os lançamentos que ainda virão por aí nos próximos meses, a Apple precisa se coçar para mostrar que está na frente em algum requisito.

      Antes era a tela, 326ppi (retina), mas esses lançamentos mostram que 2013 vai ser o ano do 1080p em telas de smartphones, e esse Xperia Z da Sony já possui 440ppi, ou seja, muito mais que a “retina” do iPhone.

      O que ainda está favorecendo eles é o ambiente, ou seja, o hardware + software. Mas com o passar do tempo o Android vem se tornando cada dia mais afiado e o Windows Phone ainda é recente, mas já veio bem preparado para a briga.

      De todo modo, a Apple já tem uma base de usuários fanáticos muito grande e se consolidou como uma grife famosa, quem quer o aparelho não se importa se é bom ou não, se importa com status. E o iPhone traz isso. Então eles podem até lançar qualquer merdinha, o povo compra mesmo… só resta saber até quando.

  • RamonGonz
    576c

    entre ser anunciado numa CES e começar a aparecer em dispositivos leva um tempo consideravel, entao nao vejo problema em comprar um smart top agora. Quem tem grana pra comprar um agora tem pra vender e comprar outro melhor depois

    esse snapdragon 800 realmente surpreendeu. A concorrencia da nVidia ta fazendo muito bem à Qualcomm!!

  • O Ubuntu for Android começa a fazer muito mais sentido agora! Vou começar a renderizar vídeos no meu smartphone ao invés do meu MacBook se continuar assim.

  • Rogério Calsavara
    16c

    E que venham aplicativos que usem todo esse poder!

  • Edmilson
    283c

    Fico pensando até onde vai essa disputa, não dá para comparar apenas os Ghz, fico realmente confuso no desempenho.

  • Fer
    531c

    Se com o S4 o HTC One X, por exemplo, já ficava, literalmente, de queimar a mão quando em uso e recarregando em dia quente, imagine com esses… 1,9 e 2,3 Ghz… Ande com um cooler de notebook bem potente grudado ao telefone… E aposente o fogão, coloque panelas sobre ele o telefone e pronto!

    • Thiago Krawczyk
      4c

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Epic coment!!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.