Signal

O Signal é um app de mensagens instantâneas que ganhou muitos adeptos depois que Edward Snowden revelou no Twitter que o usa diariamente. A razão é simples: o serviço tem criptografia ponta a ponta. Agora, além de chat e conversa via voz, é possível usá-lo para chamadas de vídeo totalmente protegidas.

A funcionalidade foi revelada recentemente pela Open Whisper Systems, organização responsável pelo Signal. O momento é bom para incrementar a ferramenta. O app ganhou visibilidade depois de ser indicado por Snowden, mas logo o número de adesões estabilizou. Mas, depois da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, a procura pelo Signal voltou a aumentar.

As chamadas em vídeo ainda estão em beta, mas podem ser testadas tanto por usuários de Android quanto de iOS (é necessário entrar nas configurações do app para ativá-las). Os usuários da plataforma da Apple podem inclusive usufruir da integração com o CallKit, recurso do iOS 10 que, entre outras funcionalidades, permite que as chamadas sejam atendidas na tela de bloqueio.

Signal + vídeo

Porém, a própria Open Whisper Systems ressalta que integração com o CallKit faz as chamadas dentro do Signal serem registradas nos servidores do iCloud. Mas o recurso é opcional. Quem estiver preocupado com isso pode desativá-lo facilmente.

Além do suporte a vídeos, os usuários do Signal poderão notar uma melhora na função de chamada de voz. Isso porque as chamadas de vídeo exigiram uma plataforma completamente nova que acabou resultando em uma reformulação do sistema de VoIP.

Integração com o CallKit
Integração com o CallKit

Com a nova plataforma, as chamadas de voz e as videoconferências passam a utilizar o mesmo sistema de identificação usado no chat que, basicamente, alerta o usuário quando detecta que as chaves criptográficas do contato foram alteradas. Antes da atualização, havia um sistema de segurança para mensagens de texto e outro para voz.

Gratuito, o Signal para Android está disponível aqui. Já a versão para iOS pode ser baixada neste link. Desenvolvedores podem obter mais informações na página da Open Whisper Systems no GitHub.

Receba mais sobre Signal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados