De acordo com dados levantados pelo site Alexa, que monitora a visitação de páginas da web ao redor de todo o mundo, pela primeira vez o tráfego do Facebook superou o do Orkut no Brasil. Ainda que a rede social do Google conte com maior número de usuários cadastrados, a rede social de Mark Zuckerberg apareceu na quarta posição do ranking das páginas mais visitadas no país, atrás do Google Brasil, Google e YouTube.

Os números mostram que a navegação do Facebook representou 6,1% de toda movimentação na rede tupiniquim nos últimos 30 dias, contra os 2,1% do Orkut, que ainda tem como trunfo deter o maior número de acessos únicos às redes sociais, contabilizando 32 milhões de acessos contra 18 milhões de seu rival.

Atualmente o Brasil é o último dos países em que o Orkut detém o título de rede social mais usada, honraria que perdeu na Índia — país onde também era especialmente popular — no mês de agosto de 2010. Naquela ocasião do Facebook havia chegado à marca de 21 milhões de acessos únicos no país (crescimento de 176% em relação ao ano anterior), enquanto o Orkut teve apenas 20 milhões de acessos.

Consultada pelo TB, a empresa de pesquisas americana comScore discorda dos dados do Alexa. Os dados mais recentes, referentes a março de 2011, mostram o Orkut com 21 bilhões de pageviews de internautas com pelo menos 15 anos. Por sua vez, o Facebook gerou apenas 1,7 bilhão de pageviews no período (aumento de 371% frente ao mesmo período do ano anterior).

Globalmente, o Brasil representa apenas 2,2% dos acessos feitos ao Facebook, enquanto os acessos brasileiros são 98,4% da movimentação do Orkut.

Com informações: Alexa, Terra.

Atualização em 28.04.2011 às 11h15 | Estatísticas da comScore adicionadas ao texto.

Relacionados

Escrito por

João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.