Em abril desse ano o Nexus S, o celular conhecido por conter a versão mais pura e limpa do Android, foi homologado pela Anatel para venda no Brasil. Sua fabricante, a coreana Samsung, pretendia vendê-lo aqui, mas pouco depois da homologação a empresa decidiu desistir desse plano, primeiro dizendo que havia uma restrição da Anatel e depois admitindo que por “motivos comerciais” ele não seria vendido aqui. Para efeitos de conversa em bar e discussões nos círculos geeks no Brasil, o caso ficou conhecido como Nexusgate. E hoje sabemos um pouco mais do que aconteceu.

Segundo o Link, do jornal Estadão, uma disputa judicial envolvendo a marca Nexus impede que o modelo Nexus S seja vendido oficialmente no Brasil. Uma empresa brasileira chamada Nexus Telecom conseguiu com uma liminar em maio contra o Google e a Samsung para impedir que a venda do Nexus S acontecesse. Segundo ela, o uso da marca Nexus no meio de telecomunicações já é de exclusividade da empresa e por isso o pedido da liminar. O Google também é acusado de uso indevido da marca, mas ele se defende dizendo que não comercializa o aparelho em território nacional.
A Samsung mantém sua posição e diz que a decisão de não vender o aparelho por aqui foi mesmo o motivo comercial e diz que a Nexus Telecom não tinha a liminar na época. Mas provavelmente a empresa não quis arriscar trazer o Nexus S para cá só para depois ter sua venda proibida. Os advogados do Google até tentaram derrubar a decisão, mas o pedido foi negado. O que quer dizer que enquanto a Nexus Telecom detiver o uso da marca, poderemos nunca ver um aparelho Nexus sendo comercializado no país. Oficialmente, claro.
O processo está sob o número 583.00.2011.147293-7 no Fórum Central Civel João Mendes Júnior, em 1ª instância, e sob o número 0153297-47.2011.8.26.0000 no Tribunal de Justiça de São Paulo, em 2ª instância.







Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Instagram
YouTube
Isto me lembra iPad vs I-Pad.
Nesse caso, a Apple venceu. Isso gerou o que se chama, em Direito, de “jurisprudência”. Logo, o juiz desse caso da Samsung teria de decidir semelhantemente ao processo do “iPad”.
Será que existem “interesses obscuros” nessa disputa do “Nexus”?
“juiz [...] teria de decidir semelhantemente” não. jurisprudência é só pra ver um caminho. não é algo q cria uma regra obrigatória.
Além do mais no caso da Apple era disputa entre dois produtos de mercados diferentes. Aqui o caso complica pq apesar de ser um nome de empresa e outro produto eles estão no mercado de telefonia.
@Guilherme Macedo: Eu me expresssei mal.
O juiz não é “obrigado” mesmo a decidir de forma semelhante ao processo do “iPad”. Porém, seguindo os princípios gerais de direito e o bom senso, ele “deveria” observar a decisão e julgar de forma parecida, ou seja, não prolatar uma sentença totalmente em desacordo com casos anteriores.
Nesse sentido e a fim de evitar muitos absurdos nas decisões da justiça brasileira, o STF criou a chamada “Súmula Vinculante” há poucos anos.
Quanto às duas empresas estarem no mercado de telefonia, creio que não há impedimento tão grande que proíba a venda do “smartphone”, pois as duas não irão concorrer diretamente com produtos similares.
Meu irmão tem esse celular, trouxe dos EUA!
Não achei grandes coisas não, meu Milestone faz tudo que o Nexus faz!
Com a diferença que seu Milestone é um tijolo e não tem atualização oficial para o android 2.3.
Olha eu que peguei e vi o celular! MEU MILESTONE FAZ TUDO QUE ELE FAZ!
Menos ter um sistema de push Android 2.2+
Quase tudo.. o Nexus recebe atualização OTA (Over The Air) que tira a dor de cabeça de atualizar a versão do Android.
Ontem mesmo eu recebi uma atualização no meu Nexus One para a versão 2.3.6.
Mas cada um tem seus prós e contras, aí vai do gosto de cada um.
Brasil é poço mesmo hein, se fosse nos EUA ou mudariam o nome ou iriam até o fim e chegariam em um acordo. Mas entendo, não vale a pena tanto esforço, o mercado brasileiro não é tão lucrativo quanto o americano.
Se fosse fácil ou se quisessem já teriam mudado o nome, mas acho que isso tem mais “culpa” da Google do que do Brasil, pois o mesmo detém a marca “Nexus”… (Já que a HTC usou uma vez)
Sim, por isso eu disse que pelo visto o mercado brasileiro não vale a pena para tanto esforço, vai saber.
Tuz… Leia o comentário do Tsuharesu abaixo. Sem mais.
*Tux
(desculpe pelo flood)
No mundo inteiro é igual. Não tem q ficar falando q é só aqui.
Além disso o mercado brasileiro é sim lucrativo e estratégico. É por isso que empresas estão investindo bilhões por aqui.
Troca o nome oxe!! Ja tem o Droid que aqui é chamado de Milestone…
kkkkkkkkkkkkk
oxe né!
Como nordestino, conheço bem essa palavra.
Esse é daqueles casos que não sei se acho certo ou não.
Muda o nome então seus burr0s =P
Sempre tem um cretino pra estragar a brincadeira.
nada como trocar o nome do aparelho para que seja resolvido a perrenha
Épico seria se a dona da empresa fosse a Apple aheuaheuaheu
Não tem como mudar o nome Nexus. A ideia de um Nexus é oferecer a experiência Google e ter tudo oficializado por ele. Mudar o nome não está em questão… Se não, não seria um Nexus..
Foi exatamente isso que queria que esse povo entendesse. A culpa não é do “Brasil”, mas da marca em si.
Não temos culpa de ter uma empresa com esse nome e ela estar na razão dela.
Nossa cara, é só uma questão de nomenclatura. Igual ao Droid que no Brasil é chamado milestone. O aparelho e suas funções vão continuar as mesmas, só muda o nome…
Desnecessário esse smart aqui no Brasil!
Vantagem só pelo fato de atualizarem o aparelho?
Pois amigos podem ter certeza que se realmente esse aparelho chegar no Brasil, vão dar um jeito de atrasarem as atualizações como diversas empresas que utilizam o android fazem!
Parece que o mercado brasileiro nao tem muito valor para os gringos.
Dentre os melhores esta a Apple que atualiza mundialmente seus gadgets, nao troco por nada, apesar de achar qua ainda deixa a desejar no que diz respeito a atenção ao consumidor!
Que empresa é essa que valoriza o mercado nacional e não se dá nem ao trabalho de trazer os jogos para cá?
Antes que você coloque a culpa no governo (esporte favorito dos leitores da Veja), saiba que o Ministério da Justiça chegou a oferecer uma exceção para os jogos da Apple: http://tecnoblog.net/50443/ainda-nao-sera-dessa-vez-que-os-jogos-chegarao-a-app-store-brasileira/
“A intenção do Ministério era abrir mão da classificação etária própria, o que certamente levaria séculos, visto que são muitos jogos, para permitir que a própria Apple fizesse esse serviço. No entanto, a App Store brasileira deveria conter as faixas etárias e selos gráficos que atualmente já são adotados no Brasil pela indústria tradicional de jogos. Parece razoável, não? Não, tanto que a Apple não aceitou a proposta.”
Apple é a melhor? O iPad demorou 8 meses para chegar aqui.
De qualquer maneira, estamos mal mesmo…
Justamente por isso que o Brasil não vai para frente. O vinde o ebay e o mercado livre
Que contradição, navegador Apple num Android EHAUHEAUHE
O mundo inteiro é assim. Nos EUA ainda é pior.
Vou ali registrar todas as letras do alfabeto como propriedade intelectual de minha pessoa.
Fala sério, é como ter um filho e não poder nomeá-lo de João pois já existe um João no mundo.
puts, que briga imbecil.
Ah… Se vc quiser ter mesmo um Nexus é só comprar no mercado livre ou comprar um importador. E pode acreditar, se você comprar com um importador vai sair mais barato do que se fosse vendido oficialmente no aqui no Brasil.
Mas a unica vantagem do Nexus são as atualizações garantidas, pq de resto, eu compraria um Galaxy S ou S II.
Simplesmente o gasto com processos por causa do nome não compensa o lucro de lançar o aparelho aqui.
A real vantagem do Nexus, é quem comprou o primeiro em janeiro de 2010 provavelmente terá a última versão por muito tempo do Android. Qual outro aparelho do mercado lançado em 2010 terá o ice green sandwich? Provavelmente nenhum, apenas o Nexus one.
Sanduiche de gelo verde?
“Confere, Casão?!” (Cléber Machado, em dúvida se compra o Nexus com a nova versão do Android ou escolhe um ‘xing-ling’ mesmo)
“Qual outro aparelho do mercado lançado em 2010 terá o ice green sandwich?”
Provavelmente nenhum nem o Nexus one.
Que história sem Nexus( no Brasil é claro)
http://instantrimshot.com/
peraí.. Nexus S ainda?? acho que a samsung vai perder é dinheiro, mesmo que o nexus seja bom.
Coloca Em vez De Nexus S, Android S sei lá os carros mudam de nome de um pais pra outro e muitos celulares tambem, troca o nome e vende logo…
Tem caroço nesse anguívis…
Eu tenho um, trouxe de Londres!
A interface limpa dele é EXCELENTE, e as atualizações Over the Air fazem-no o melhor android do mercado (fora do brasil).
Não tem NEXO nenhum essa briga.
O nome do modelo do aparelho não iria prejudicar em nada a marca dessa empresa que nem conhecemos. Eles estão de olho é no dinheiro.
Daqui a pouxo o NX 0 vai entrar na briga também.
[:D]
história meio mal contada… vamos ver no que dá!
Quando fui comprar meu smartphone, tava em dúvida entre o Nexus S (que era lançamento) e o Galaxy S.
Só não peguei o Nexus S porque era exclusividade de uma loja no lançamento, e não tinha como trazer.
fuck shit!
Podem simplesmente trocar o nome dele no Brasil como se faz com carros e coisa assim, e aí não teria problema, todo mundo saberia que é um Nexus S, no Brasil podia ser chamado de forma diferente..
Sinseramente, se eu fosse dono da empresa Nexus Telecom eu ganharia uma fortuna em cima do produto da samsung. Bastava licenciar o nome e cobrar por aparelho vendido um determinado valor. Acho burrice esse negocio de proibir vendas. Além de da NT perder com o licenciamento da marca. Afinal eu nunca vi um telefone da marca Nexus Telecom no mercado, nem sei onde ela atua. Seria marketing gratuito e ainda ganharia uma grana preta aceitando receber por aparelho vendido!
Enfim, a empresa não é minha, eles que se fodam se não pensam direito.