Pesquisadores da Universidade de Taipei, de Taiwan, estão trabalhando em uma nova tecnologia de transmissão de dados baseada nos frugais apontadores lasers (aqueles usados com apresentações de PowerPoint). Testes iniciais em laboratório mostraram que um único feixe de laser foi capaz de atingir a espantosa velocidade de 500 megabits por segundo. E usando equipamentos que não são exatamente a última palavra da tecnologia.

Batizada de Visible Light Communication System (ou sistema de comunicação por luz visível) a novidade ainda está em fase de desenvolvimento, mas já chega a ser mais eficiente do que as tecnologias de transmissão por WiFi ou Bluetooth. De acordo com os criadores, a até 10 metros de distância o laser registra um bit de erro a cada 1 bilhão de bits, enquanto o WiFi tem um erro a cada 100 mil e o Bluetooth, um bit de erro a cada 1000 transferidos.

Como o próprio nome já diz, o VLC usa parte do espectro da luz visível para transmitir dados, o que torna fácil a detecção de intrusos na comunicação já que isso geraria uma alta taxa de erros. E como cada conexão pede por pelo menos dois lasers e dois receptores, os pesquisadores conseguiram criar uma rede de até 1 gigabit por segundo durante seus testes.

Outra vantagem é o baixo custo da invenção: o protótipo construído na universidade custou o equivalente a módicos R$ 1.140,00. O lado negativo é que, por usar o laser visível, o sistema não funciona através de paredes e obstáculos como as tecnologias de transmissão sem fio. Mas as vantagens que ele oferece fazem dele uma boa alternativa no campo de transmissão de dados.

Com informações: ExtremeTech. Foto sob licença CC do usuário FastLizard4 no Flickr.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados