O que é holograma e como é usado?

Uma simulação de imagens; saiba o que é holograma e como é possível usar a tecnologia em diversas indústrias atualmente

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Hologramas são representações ou cópias criadas com interferência de feixes de luz (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A ideia que apareceu como ultra avançada nos filmes de ficção científica, como Star Wars, mas agora é uma realidade. Descubra no post o que é holograma e como é usado, atualmente, nas mais diversas indústrias tecnológicas para auxílio e suporte em representações gráficas, quando necessárias.

Holograma é magia?

Não, definitivamente holograma não é magia, mas uma tecnologia que está em contínuo avanço. Os hologramas são imagens tridimensionais virtuais criadas pela interferência de feixes de luz que “refletem” objetos físicos.

Os hologramas preservam a profundidade, paralaxe e outras propriedades do item original. São ótimos para apresentar conceitos técnicos complexos, bem como mostrar produtos visualmente atraentes, uma modelagem complexa sem a necessidade de gastar material com protótipos.

Resumindo o conceito, os hologramas são imagens tridimensionais geradas por feixes de luz interferentes que refletem objetos físicos reais. Ao contrário das projeções 3D mais comuns, os hologramas podem ser vistos a olho nu, sem a utilização de equipamento próprio.

Conceito avançado de holograma (Imagem: Justin Peralta/Unsplash)

Existem tipos variados de hologramas?

Se analisarmos o objetivo, basicamente são dois tipos de hologramas encontrados:

  • Hologramas de estereótipo: basicamente, são criados com a ideia de realidade aumentada, onde é possível criar objetos virtuais complexos. Por sua vez, os objetos são sobrepostos às imagens do mundo real com suporte de óculos de realidade virtual;
  • Holograma realista: baseado em feixes de laser, um laser emite uma potente explosão de luz que dura apenas alguns nanossegundos. Isso torna possível obter hologramas de movimentos de alta velocidade, como uma flecha ou bala em percurso. O primeiro holograma humano baseado em laser foi criado em 1967.

Como a tecnologia funciona?

Os hologramas são criados por uma tecnologia chamada holografia, um método único de fotografia em que objetos 3D são gravados usando um laser e, em seguida, replicados com a maior precisão possível para corresponder ao objeto gravado originalmente.

Quando iluminados por um laser, os hologramas são capazes de formar um clone 3D exato do objeto e duplicar suas características. Para produzir uma visualização precisa de um holograma em um ponto do espaço, duas ondas de luz devem ser coordenadas em movimento — uma sendo de referência e outra como objeto. Ambos são formados pela separação do feixe de laser.

A onda de referência é criada diretamente pela fonte de luz e a onda do objeto é refletida do objeto gravado anteriormente. Existe também uma chapa fotográfica na qual faixas escuras são “impressas” em função da distribuição da energia eletromagnética (interferência) em um determinado local.

O holograma funciona como uma projeção 3D (Imagem: Erik McLean/Pexels)

Quem usa essa tecnologia?

Os hologramas podem ser usados de diferentes formas em indústrias variadas. Alguns exemplos são mais comuns que outros, mas podemos destacar:

Telecomunicações

Pode-se ser usada para chamadas holográficas usando a tecnologia 5G, por exemplo. Para tornar a chamada possível, dois hologramas são formados. Ambos totalmente capazes de transmitir as emoções e gestos do usuário, o primeiro uso com este objetivo foi feito em 2017.

Educação

Principalmente, no momento em que estamos afastados “fisicamente” por questões de saúde pública. Transmitindo, por exemplo, órgãos funcionais de um corpo humano. A apresentação pode mostrar imagens tridimensionais de rins com quatro metros de comprimento, um crânio e outras partes do corpo. A primeira aplicação foi feita em 2013.

A educação é o setor que tem mais a ganhar com hologramas (Imagem: Ali Pazani/Pexels)

Navegação espacial ou geolocalização

O método permite a criação de cópias de instalações exibindo objetos ao seu redor. Esta tecnologia pode ser usada para encontrar e resgatar vítimas presas em uma avalanche ou dentro de prédios desmoronados. Foi desenvolvido por estudantes alemães da Universidade Tecnológica de Munique em 2017.

Marketing e vendas

Os hologramas do produto servem para atrair a atenção dos clientes. Com a ajuda de um holograma, pode-se ampliar uma cópia 3D de um produto e torná-lo visível de todos os lados. Isso é conveniente para clientes que desejam ver a compra desejada em todos os detalhes.

Entretenimento

Basicamente, shows e representações de figuras históricas. O melhor exemplo de fusão de ambos os objetivos foi em 2012, quando o estúdio Digital Domain, especializado em efeitos visuais para reduzir o envelhecimento de estrelas de Hollywood no cinema, trouxe Tupac Shakur de volta à vida como um holograma 3D. 

Com o auxílio de um ator e dublê de corpo, foram criadas animações para um avatar digital realista de Tupac. Em 2014, o rapper apareceu no Coachella em sua forma humana digital.

Holograma de Tupac Shakur no Coachella (Imagem: Christopher Polk/Divulgação)

Ao saber o que é um holograma e como é usado, podemos usar toda a nossa criatividade e imaginação para prever o que está próximo de chegar a nós com a tecnologia, não é tão longe assim.

Com informação: Respeecher.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Holograma na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados