Facebook e privacidade não são duas coisas que andam sempre de mãos dadas. Em se tratando da Europa, a coisa ainda piora: a União Europeia tem diversas leis e órgãos específicos para proteger a privacidade dos seus cidadãos. Um desses órgãos é o Data Protection da Irlanda, país de onde o Facebook controla suas operações europeias. Após uma investigação, o órgão requisitou que a funcionalidade Tag Suggestions fosse desativada.

O que o Tag Suggestions faz é rastrear as fotos que um usuário envia para o site e automaticamente buscar por rostos de amigos naquelas fotos. Em junho de 2011, quando ela foi lançada, a tag era inserida automaticamente mas depois de um tempo, o Facebook passou a mostrar apenas sugestões. A partir de hoje, novos usuários europeus que abrirem um perfil no Facebook não verão essa opção e até o dia 15 de outubro a rede social deve desativá-la para os membros existentes.

Billy Hawkes, que lidera o Data Protection e está analisando os problemas de privacidade da rede social de Mark Zuckerberg, disse que ao fazer isso “o Facebook está demonstrando um claro compromisso em se adequar às leis de proteção de dados”. Já o Facebook diz que após as conversas com o órgão, vai buscar “uma maneira apropriada de ter o consentimento de usuário para esse tipo de tecnologia”.

A funcionalidade de sugestão de tag é algo interessante e que automatiza um processo meio lento de marcar e taguear amigos. Então não vejo problema em tê-la ativada por padrão – desde que continue sem a inserção automática.

E mesmo assim, esse não parece ser um problema muito difícil de resolver, basta tornar a funcionalidade algo opt-in e pronto. A menos que isso ainda infrinja de alguma forma as leis europeias – o que eu não duvido já que eles tem uma lei para tudo por lá.

Com informações: Physorg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

douglascaetano
O problema é que opt-in para ser reconhecido não quer dizer nada. O Facebook ainda reconhece tua foto, só não informa o usuário que inseriu ela no sistema. Acho que aí é que está o maior problema de privacidade da função, o Facebook sempre sabe em que fotos tu apareces.
Edmilson
Opt-in para ser reconhecido e opt-in para reconhecer e acho que resolve o problema.