Início » Ciência » Hitachi cria vidro capaz de armazenar dados por milhões de anos

Hitachi cria vidro capaz de armazenar dados por milhões de anos

Avatar Por

A grande quantidade de dados que é criada e trafega todos os segundos na web é enorme. E essa sempre foi a motivação de empresas ligadas no setor de armazenamento para inovar seus produtos. A Hitachi, fabricante de HDs, mostrou essa semana o que promete para o futuro da área: no lugar de discos rígidos, um pedaço de vidro pode ser o responsável por armazenar dados de forma segura no futuro.

Vidro poderoso | Crédito: divulgação.

O vidro acima é de um protótipo criado pela empresa, com 2 cm² de área, 2 milímetros de espessura e feito de quartzo, um tipo de cristal abundante na Terra e que é bastante resistente - é desse material que são feitos béquers e pipetas usadas laboratório, por exemplo. Ele é capaz de armazenar em cada centímetro quadrado aproximadamente o mesmo que um CD de música comum.

Para gravar dados nesse vidro, minúsculos pontos são criados nas quatro camadas de quartzo dentro da lâmina, pontos esses que podem ser lidos depois por meio de um microscópio adaptado.

A vantagem óbvia desse tipo de armazenamento é mesmo a durabilidade. O vidro de quartzo é resistente a calor, radiação, água e resistente a uma série de elementos químicos. Por causa disso a Hitachi diz que ele pode durar milhões e milhões de anos sem que os dados sejam danificados.

Os dados só não poderão ser recuperados caso o vidro seja quebrado em mil pedacinhos, segundo o Capitão Óbvio pesquisador da Hitachi Takao Watanabe.

Com informações: Slashdot.