Início » Internet » AOL faz nova aposta em email – funciona com Gmail e Hotmail

AOL faz nova aposta em email – funciona com Gmail e Hotmail

Alto organiza mensagens em "stacks" (ou pilhas)

Avatar Por

Ninguém quer um novo endereço de email. Partindo dessa premissa, a AOL lança nessa semana um novo serviço de email que, na prática, é um cliente baseado na web (funciona diretamente no navegador) para acessar outras contas de email. Alto, como se chama o serviço, funciona com o email dinossauro da AOL e com endereços de concorrentes, entre eles Gmail, Yahoo e iCloud.

Alto funciona por meio de IMAP. Para seus criadores, seria o primeiro cliente de email nos moldes de Microsoft Outlook e Mail.app, da Apple, acessível e com funcionamento baseado na nuvem.

Stacks do Alto

Stacks do Alto

A principal tecnologia do serviço cria stacks para assuntos do cotidiano. Mensagens de comércio eletrônico aparecem numa “pilha” de mensagens; ofertas de sites como o Groupon em outra; e notificações de redes sociais, aí incluso Twitter e Facebook, em uma terceira stack automatizada.

Pelo que a AOL explicou até o presente momento, o Alto utiliza as tradicionais listas, filtros, pastas e marcadores (como os do Gmail) combinados de maneira inteligente. O stack fica à direita com uma série de nomes, dentre eles as notificações em redes sociais e anexos recebidos de contatos. À esquerda fica a lista de mensagens com respectivos assuntos e pessoas envolvidas na troca de mensagens.

Um dos inventores do Alto diz em entrevista à Co.Design que na casa dele é comum separarem as pilhas de cartas por remetente e depois colocá-las em pontos distintos da residência. Por exemplo, contas no escritório e correspondências de amigos na cabeceira da cama. A partir daí veio a ideia de criar um aplicativo de email baseado na web capaz de repetir o comportamento. Nasce assim o Alto no domínio altomail.com.

Jeitão de Pinterest (imagem: divulgação / AOL)

Jeitão de Pinterest

Há quem diga que o visual lembra muito o do Pinterest, um álbum de fotos mais moderno em que o usuário expressa suas preferências e gostos. Alto segue o mesmo estilo – apela profundamente para exibição de fotos e de imagens em vez de listas com nome de remetente, assunto e uma prévia da mensagem.

Alto está em beta restrito. Algumas pessoas prometem enviar convites em breve e o site admite interessados, desde que informem o endereço de email. Realmente parece muito bonito. Resta saber se é funcional para o uso cotidiano. De qualquer forma, penso que os engenheiros da AOL querem mais do que o mercado de webmail. Aposto que o aplicativo de Alto para dispositivos móveis, Android e iOS inclusos nessa, não tarda para chegar.

Parece que o mercado de emails está se movimentando aos poucos. Ontem a Nokia anunciou parceria com o Yahoo para a criação do Nokia Mail – basicamente, o webmail do Yahoo com endereço nokiamail.com. O Google começou a testar nessa semana a pesquisa integrada com mensagens do Gmail e documentos do Google Drive. TB

Com informações: Co.Design, FastCompany, TechCrunch e Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

songersant
Ops gostaria de um acesso tem como disponibiliizar?
Reinaldo Versuri
Recebi o acesso para usar o Alto, achei muito bonito mesmo, já agreguei todos os meus emails.
TatoGomes
Parece bem bonito. Espero que seja funcional como aparenta. Vou me cadastrar. Quem sabe assim eu tenha alguma memória da AOL além daqueles CDs que eles jogavam em casa toda semana... =D
Thanara Corrêa
Legal.
Edmilson
altomail me lembrou Fullmetal Alchemist. Fora isso eu prefiro usar o cliente do incredimail no desktop mas esperimentarei isso quando estiver aberto.
Anderson Freitas
E o projeto Phoenix? Eu tinha curtido pacas aquele webmail, tava testando quando saiu inclusive... Sumiram com ele?
Vinícius Barros
Achei a proposta bem interessante e parece ter um desing bem acertado. Uso o Gmail como agregador das minhas contas de email, pois, ao meu ver, é muito ruim usar um cliente desktop que, obviamente, não estará configurado em um computador/celular/tablet diferente. O problema do Gmail é que apenas recebe email de outras contas via POP - justamente o diferencial deste serviço da Aol, dadas as grandes vantagens do IMAP. Me cadastrarei, espero receber o convite!
Guilherme Macedo C.
O e-mail da AOL sempre foi um dos mais modernos e cheio de recursos, além de ter um visual muito agradável Muito tempo antes de qualquer outro ele já era ilimitado e oferecida IMAP grátis.
Rafael Marcon
Me cadastrei também, parece bacana. Duvido que vá me fazer parar de usar o gmail tradicional, por conta do gtalk, que uso bastante, mas nunca resisto a me inscrever pra esses serviços novos.
Reinaldo Góes
Quem receber convite favor de me chamar para a festa.
fabricionaweb
EAHUEHAUHEUAHAUHEA
Luis Fernando Marchesi
Tentei cadastrar meu hotmail e disse que não oferecem suporte. Cadastrei com o gmail, quem sabe recebo um invite.
Thássius Veloso
Se algum leitor do TB receber convite, faça o favor de me chamar para a festa.
Marcell Almeida
Gostei muito da ideia. Já me inscrevi pra receber um convite pro beta. Isso pode abrir várias portas para a AOL e não apenas para servir um serviço de e-mail.