Início » Internet » AOL faz nova aposta em email – funciona com Gmail e Hotmail

AOL faz nova aposta em email – funciona com Gmail e Hotmail

Alto organiza mensagens em "stacks" (ou pilhas)

Por
7 anos atrás

Ninguém quer um novo endereço de email. Partindo dessa premissa, a AOL lança nessa semana um novo serviço de email que, na prática, é um cliente baseado na web (funciona diretamente no navegador) para acessar outras contas de email. Alto, como se chama o serviço, funciona com o email dinossauro da AOL e com endereços de concorrentes, entre eles Gmail, Yahoo e iCloud.

Alto funciona por meio de IMAP. Para seus criadores, seria o primeiro cliente de email nos moldes de Microsoft Outlook e Mail.app, da Apple, acessível e com funcionamento baseado na nuvem.

Stacks do Alto

Stacks do Alto

A principal tecnologia do serviço cria stacks para assuntos do cotidiano. Mensagens de comércio eletrônico aparecem numa “pilha” de mensagens; ofertas de sites como o Groupon em outra; e notificações de redes sociais, aí incluso Twitter e Facebook, em uma terceira stack automatizada.

Pelo que a AOL explicou até o presente momento, o Alto utiliza as tradicionais listas, filtros, pastas e marcadores (como os do Gmail) combinados de maneira inteligente. O stack fica à direita com uma série de nomes, dentre eles as notificações em redes sociais e anexos recebidos de contatos. À esquerda fica a lista de mensagens com respectivos assuntos e pessoas envolvidas na troca de mensagens.

Um dos inventores do Alto diz em entrevista à Co.Design que na casa dele é comum separarem as pilhas de cartas por remetente e depois colocá-las em pontos distintos da residência. Por exemplo, contas no escritório e correspondências de amigos na cabeceira da cama. A partir daí veio a ideia de criar um aplicativo de email baseado na web capaz de repetir o comportamento. Nasce assim o Alto no domínio altomail.com.

Jeitão de Pinterest (imagem: divulgação / AOL)

Jeitão de Pinterest

Há quem diga que o visual lembra muito o do Pinterest, um álbum de fotos mais moderno em que o usuário expressa suas preferências e gostos. Alto segue o mesmo estilo – apela profundamente para exibição de fotos e de imagens em vez de listas com nome de remetente, assunto e uma prévia da mensagem.

Alto está em beta restrito. Algumas pessoas prometem enviar convites em breve e o site admite interessados, desde que informem o endereço de email. Realmente parece muito bonito. Resta saber se é funcional para o uso cotidiano. De qualquer forma, penso que os engenheiros da AOL querem mais do que o mercado de webmail. Aposto que o aplicativo de Alto para dispositivos móveis, Android e iOS inclusos nessa, não tarda para chegar.

Parece que o mercado de emails está se movimentando aos poucos. Ontem a Nokia anunciou parceria com o Yahoo para a criação do Nokia Mail – basicamente, o webmail do Yahoo com endereço nokiamail.com. O Google começou a testar nessa semana a pesquisa integrada com mensagens do Gmail e documentos do Google Drive. TB

Com informações: Co.Design, FastCompany, TechCrunch e Verge

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.