Os desenvolvedores do VLC, o player multimídia conhecido por seu amplo suporte a formatos de vídeo, lançaram no final de novembro um interessante projeto. Eles pediram investimento para desenvolver uma versão do aplicativo para Windows 8 e Windows Phone 8. Ao que parece o projeto vai pra frente, agora que o limite mínimo para investimento foi atingido.


(Vídeo do Kickstarter)

A ideia do projeto inicialmente era focar apenas no aplicativo do Windows 8. Mas a similaridade das APIs com o Windows Phone 8 fez os desenvolvedores pensarem “ah, dane-se, vamos fazer para os dois!” e foi o que eles prometeram. Agora que o investimento está completo o projeto vai começar a sair do papel. Ao todo eles conseguiram, até agora, 41.586 libras dos 40 mil requisitados. E ainda faltam 5 dias para fechar o ciclo de financiamento.

É curioso ver o VLC ganhar tanto apoio assim por ser um projeto que, diferente da maioria dos que aparecem no Kickstarter, não tem como objetivo vender um produto ou dar um item palpável em retorno pelo investimento (além de simples chaveiros, camisetas e canecas). É como se fosse um jogo: os que acreditam que ele vai ser legal de jogar, literalmente pagam para ver. Só que trata-se de um aplicativo.

Dada a fama do VLC e a comunidade que ele tem em volta, não me surpreende que eles atingiram o objetivo. É curioso, sim, por que é um caso raro. Se estou surpreso? Não mesmo.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Gabriel
Mas que sacanagem esse negócio de não poder usar GPL, há um motivo técnico para isso ou é só um complô descarado mesmo?
Tiago Gabriel
1 já foi. Faltam........
Guilherme Macedo C.
Pra poder usar o metro não pode usar licença GPL. Creio que como vários componentes tem essa licença, teria que refazer muita coisa.
Leonardo Caldas
Acho que eu não entendi bem a que os desenvolvedores do VLC se propuseram... considerando que ele já existia pra versões anteriores do próprio Windows, essa portabilidade para a nova versão seria assim tão complicada?
Juscelino Fjbs
muito bom esse aplicativo, sera melhor estilo 8 esperado achava que estava na store mais ainda esta desevolvimento
Gabriel
No caso específico do VLC, foram os próprios desenvolvedores que removeram da loja por não atender a GPL. Inclusive, há uma história de que estão entrando em contato com os desenvolvedores para deixar o VLC compatível com as regras da App Store.
Luandersonn
Estamos falando da Microsoft e não da Apple, não há motivo para não aprovar, inclusive já há outros players na Windows Store.
YanGM
Eu queria poder usar o Windows Phone 8, mas ele não tem aplicativos, e ele não tem aplicativos porque eu não uso o Windows Phone 8. Inception. Vamos ver se o Windows 8 levanta o Phone, sim eu gosto de Android mas eu gosto muito mais de concorrência saudável.
Denis
Ele não é rival do WMP, a própria Microsoft está matando ele. Os concorrentes ao VLC que tem é o app do Xbox Music ou o Vídeos, porém ambos são pesados.
Gabriel
A vantagem do Windows Phone em relação a concorrência está ai, vamos ver se isso consegue trazer mais aplicativos para a plataforma.
Anderson Antonio Santos Costa
Uma boa notícia para os admiradores do open source ou de programas freeware!!!Será q a MS vai aprovar o media player rival do Windows Media Player na Windows Store???Tenho medo de que isso não aconteça...