A BlackBerry anunciou ontem a nova versão de seu sistema operacional móvel e surpreendeu muita gente quando afirmou que a loja de aplicativos já estrearia com 70 mil títulos, muitos deles velhos conhecidos de outras plataformas. Mas como a BlackBerry trouxe tantos aplicativos famosos para o BlackBerry 10 em tão pouco tempo – coisa que nem a bilionária Microsoft conseguiu em anos de Windows Phone? A resposta foi dada ontem: muitos aplicativos, na verdade, são portados do Android.

Quem revelou a informação foi Martyn Mallick, vice-presidente de alianças globais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry. Ele disse aos jornalistas que “40% são aplicativos do Android portados”, o que diminuiu um pouco a magia do negócio. A própria empresa incentivou as adaptações e criou uma ferramenta para facilitar a transformação de um aplicativo Android em um aplicativo BlackBerry 10.

blackberry-rim

O aplicativo do Skype para o BlackBerry 10 é a versão para Android, que roda por meio de uma camada de emulação do Android 2.3 – ou seja, sem as melhorias de desempenho e fluidez que o Google implantou a partir do Jelly Bean. 38 mil aplicativos foram portados em eventos para desenvolvedores que a BlackBerry promoveu nos meses anteriores ao lançamento do BlackBerry 10.

Para os futuros proprietários do BlackBerry 10, resta esperar que os desenvolvedores decidam programar para a plataforma à medida que ela for crescendo – afinal, ninguém quer oferecer um aplicativo que não funciona muito bem. A BlackBerry diz que os aplicativos nativos terão benefícios na divulgação na loja BlackBerry World, o que também deve incentivar a vinda de novos desenvolvedores para o BlackBerry.

BlackBerry Z10

Algumas publicações internacionais tiveram acesso antecipado ao BlackBerry Z10. O The Verge, que deu nota 5/10 para o ecossistema e para a duração de bateria do Z10, criticou a lentidão excessiva e a qualidade medíocre dos aplicativos. O Engadget mostrou que alguns aplicativos não se adaptam à tela do BlackBerry 10 – alguns botões ficam grandes demais, e certos elementos simplesmente não cabem no visor. O Gizmodo mostrou que a câmera do Z10 é muito inferior aos concorrentes (especialmente o Nokia Lumia 920) em condições de baixa iluminação.

Com informações: Gizmodo Brasil, ReadWrite.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Nepomuceno
KKKKKKKKKK Hoje em dia, a BB adotou o Android #Chupa
Vitor Salvatore
Ele esqueceu de avisar, que os APPs do Blackberry 10, é em QT 5.0, o mesmo do Ubuntu Phone, sallfish OS [baseado no meego], e provavel também o tizen que é quase igual o meego. o Symbian e o Meego, é o QT 4.8 que pode ser portado mais facil ainda, ja que é na mesma programação. Ou seja, grande parte de apps do Meego, e Symbian pode ter no blackberry e ubuntu phone.
Tiago Coimbra de Araújo
Sim André, foi confirmado pela Blackberry que eles tem a intensão de que TODOS os Playbooks recebam em breve a atualização para o BB 10, mas ainda não ha dat confirmada. Acredito que talvez em Março ou no mais tarda em Abril os Playbooks ja rodem o BB 10.
Tiago Coimbra de Araújo
HEhehehehe, eu sabia que vocês iam postar isso aqui no Tecnoblog... tantas novidades boas foram anunciadas na apresentação do BB 10, mas apenas 02 posts aqui.... Bom.... quanto a informação de que 40% dos apps do BB 10 serem portados do Android... eu não dou a mínima, não to nem ai, com tanto que os apps rodem normalmente no BB 10. Na verdade, muito se falou sobre os 70 mil apps da Blackberry World, tentando fazer uma comparação com os 700 mil apps da APP Store ou Google Play, como se ter 70 mil apps fosse uma desvantagem.... minha resposta é bem simples: PELO AMOR DE DEUS BLACKBERRY, não tragam 700 mil apps para a "Blackberry World", seria um pesadelo localizar o que de fato é útil e bom no meio de tanto LIXO, sem contar que eu jamais teria 700 mil apps instalados em um smartphone. Acho que quando a Blackberry comprou a QNX, eles deram uma "tacada de mestre", porque pegaram um sistema fantástico, onde poucas mudanças permitiram migrar toda a SEGURANÇA e QUALIDADE do BB OS 7 para o BB 10 e o Playbook OS, além de facilitar a vida dos programadores. Ressalta-se que o sistema QNX tambem é utilizado hoje em veículos, metrôs, sistemas de monitores cardíacos, analizadores de densidade ósea, dentre outros dispositivos de saúde, indústrias, universidades, robôs de construção de microchips, na Advanced Space Vision System um produto aperfeiçoado pela NASA, dentre muitas outras utilidades. Outra informação bem legal e que é um diferencial excelente para os Blackberrys é que hoje, qualquer programador pode utilizar diferentes linguagens para criar um app no Blackberry.... Um simples comparação é.... Quem quer programar para a APPLE só pode utilizar o SDK da APPLE, mas quem quer programar para a Blackberry pode utilizar o Java, o Adobe AIR, o BB 10 SDK, o HTML5, dentre outras opções. Portar apps Android para Blackberry foi uma grande jogada da Blackberry, só espero que não encha de lixo a "Blackberry World". Pra concluir.... eu JAMAIS trocaria um sistema realmente inovador, util e seguro, por um brinquedo multimidia concorrente.
Emmanuel Fotógrafo
Pra quem não entendeu a proposta do Firefox OS, esse é um perfeito exemplo da merda que eles não quiseram fazer. Um OS que tem uma camada de Android 2.3 e depois sim o software por cima. Vai rolar bem que é uma belezura...
André Terra
Existe confirmação de que o Playbook vai ser atualizado para o BlackBerry 10?
Sam_Rodrigo
Olha aí.. o Android dando uma forcinha para o BlackBerry que já anda meio RIM das pernas.... huahauhauah