Início » Celular » 40% dos aplicativos para BlackBerry 10 na verdade foram desenvolvidos para Android

40% dos aplicativos para BlackBerry 10 na verdade foram desenvolvidos para Android

Por
6 anos atrás

A BlackBerry anunciou ontem a nova versão de seu sistema operacional móvel e surpreendeu muita gente quando afirmou que a loja de aplicativos já estrearia com 70 mil títulos, muitos deles velhos conhecidos de outras plataformas. Mas como a BlackBerry trouxe tantos aplicativos famosos para o BlackBerry 10 em tão pouco tempo – coisa que nem a bilionária Microsoft conseguiu em anos de Windows Phone? A resposta foi dada ontem: muitos aplicativos, na verdade, são portados do Android.

Quem revelou a informação foi Martyn Mallick, vice-presidente de alianças globais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry. Ele disse aos jornalistas que “40% são aplicativos do Android portados”, o que diminuiu um pouco a magia do negócio. A própria empresa incentivou as adaptações e criou uma ferramenta para facilitar a transformação de um aplicativo Android em um aplicativo BlackBerry 10.

blackberry-rim

O aplicativo do Skype para o BlackBerry 10 é a versão para Android, que roda por meio de uma camada de emulação do Android 2.3 – ou seja, sem as melhorias de desempenho e fluidez que o Google implantou a partir do Jelly Bean. 38 mil aplicativos foram portados em eventos para desenvolvedores que a BlackBerry promoveu nos meses anteriores ao lançamento do BlackBerry 10.

Para os futuros proprietários do BlackBerry 10, resta esperar que os desenvolvedores decidam programar para a plataforma à medida que ela for crescendo – afinal, ninguém quer oferecer um aplicativo que não funciona muito bem. A BlackBerry diz que os aplicativos nativos terão benefícios na divulgação na loja BlackBerry World, o que também deve incentivar a vinda de novos desenvolvedores para o BlackBerry.

BlackBerry Z10

Algumas publicações internacionais tiveram acesso antecipado ao BlackBerry Z10. O The Verge, que deu nota 5/10 para o ecossistema e para a duração de bateria do Z10, criticou a lentidão excessiva e a qualidade medíocre dos aplicativos. O Engadget mostrou que alguns aplicativos não se adaptam à tela do BlackBerry 10 – alguns botões ficam grandes demais, e certos elementos simplesmente não cabem no visor. O Gizmodo mostrou que a câmera do Z10 é muito inferior aos concorrentes (especialmente o Nokia Lumia 920) em condições de baixa iluminação.

Com informações: Gizmodo Brasil, ReadWrite.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.